Em solenidade realizada no final da tarde da última quinta-feira;* na sala de reuniões do Paço Municipal;* o prefeito Ricardo Raymundo assinou decreto que homenageia o líder ruralista Aldo Turra;* conferindo seu nome à estrada vicinal TUP-160;* conhecida como “Estrada do Picadão”. O tributo foi proposto pelo vereador Alexandre Scombatti;* em indicação aprovada por unanimidade pelo Legislativo.
“Uma das funções do poder público é reconhecer e valorizar aqueles que ajudaram a construir a nossa história. E Aldo Turra;* ao longo de toda sua vida;* muito contribuiu para criar a identidade tupãense. Por isso;* quando o vereador Alexandre Scombatti nos sugeriu que propuséssemos esta homenagem;* aceitamos prontamente”;* justificou o prefeito Ricardo Raymundo.
O chefe do Executivo tupãense destacou a rica história de vida do homenageado;* lembrando que ele;* juntamente com o grupo conhecido como “Chapeus Brancos”;* plantou a semente do que hoje se tornou a Exposição Agropecuária e Industrial de Tupã (Exapit);* uma das mais tradicionais do interior paulista. “Este evento;* como muitos outros trabalhos realizados por Aldo Turra sempre tiveram caráter beneficente. Ele sempre pautou sua via na missão de auxiliar quem precisava”;* elogiou Ricardo Raymundo.
Também presente à solenidade;* o vice-prefeito Caio Aoqui lembrou que Aldo Turra desempenhou papel fundamental na organização de diversas atividades ligadas ao campo. “Foi através de sua iniciativa que nasceu;* por exemplo;* o Sindicato Rural. Suas ideias ajudaram a profissionalizar boa parte de nossa atividade agropecuária;* ajudando no desenvolvimento de nosso município”;* destacou.
“Ao longo de seus 88 anos de vida;* Aldo Turra soube expressar como poucos o espírito corajoso daqueles que ajudaram a desbravar e a colonizar o interior paulista. Homem de fibra;* venceu desafios para;* até o final da vida;* manter vivas as histórias e tradições dos tropeiros entre outras ações memoráveis”;* recordou o vereador Alexandre Scombatti.
Emocionado;* o produtor rural Carlos Turra;* filho do homenageado;* falou em nome da família e agradeceu a iniciativa da Câmara e da Prefeitura. “Esta lembrança muito nos honra. Ao longo de sua vida;* meu pai sempre demonstrou muito amor por Tupã e este reconhecimento deixa feliz toda a família”;* afirmou.
Pioneirismo
Socialmente ativo até o final de sua vida;* Aldo Turra foi um dos idealizadores do primeiro rodeio beneficente da cidade;* embrião daquilo que mais tarde se tornaria Exapit. Em 1965;* ao lado de outros ilustres tupãenses;* integrou o grupo que mais tarde ficaria conhecido como “Chapeus Brancos”.
Em uma época em que eventos beneficentes não eram comuns;* ele teve a ideia de organizar uma festa de peão para levantar recursos para apoiar diversas instituições assistenciais da cidade. Junto dos demais integrantes do grupo;* investiu dinheiro próprio para viabilizar o projeto. Foi o sucesso deste rodeio que levou o grupo a sonhar com projetos maiores;* até a realização da primeira edição da Exapit;* atualmente reconhecida como um dos maiores festivais rurais do interior paulista.
O homenageado teve importante atuação em assuntos focados no crescimento econômico e social do município. Foi um dos articuladores do trabalho que culminou com a criação do Sindicato Rural de Tupã e militou em prol de entidades assistenciais.
Preocupado com a manutenção das tradições pioneiras;* Aldo Turra e os remanescentes dos “Chapéus Brancos” criaram;* em 1993 a Comitiva Tropeira;* que;* desde a sua criação;* recebeu reconhecimento por sua importância histórica e cultural. Tanto que;* em setembro de 2013;* o então governador Geraldo Alckmin sancionou lei que inclui o evento no Calendário Turístico do Estado.
“Diante de história tão rica;* nada mais justo que a estrada vicinal TUP-160;* que serve de palco para a recriação das cavalgadas tropeiras;* receba o honrado nome de Aldo Turra;* eternizando assim;* na memória tupãense;* a história deste grande homem”;* concluiu Alexandre Scombatti.
Tupã