A Prefeitura de Tupã;* em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB);* por meio do setor de Educação Paralímpica;* irá promover cursos de capacitação para professores do município. Detalhes do evento foram definidos na manhã desta quarta-feira (29);* durante reunião realizada na Secretaria Municipal de Educação.
Estiveram presentes na reunião os secretários municipais de Esporte;* Marco Pinheiro; Educação;* Mauro Guerra; além de membros da Diretoria de Ensino e representantes das instituições parceiras como a Apae;* Acert;* Faccat;* Universidade Brasil;* Escola Segundo Turno e Unimed. O evento indicação do vereador Eduardo Edamitsu.
De acordo com o Diretor Técnico do Comitê Paralímpico Brasileiro;* David Costa;* o evento será realizado de 13 a 15 de dezembro e atenderá quatro modalidades;* com o objetivo de aperfeiçoar o conhecimento e a preparação do professor no atendimento aos alunos com deficiência.
“As capacitações serão realizadas de 13 a 15 de dezembro;* com aulas teóricas no CEI e aulas práticas nas praças esportivas da cidade. No total serão 160 vagas destinadas as instituições parceiras;* sendo 40 vagas para cada uma das modalidades abordadas: atletismo;* goalball;* judô e voleibol sentado. Os cursos serão totalmente gratuitos”;* contou.
Costa ainda falou sobre a importância do trabalho de capacitação para os professores e ressaltou que os cursos são destinados não somente a professores;* como também a estudantes de educação física.
“A importância desta capacitação está em chamar a atenção e motivar as pessoas que trabalham com educação física;* tanto na rede de ensino pública quanto na privada;* para que possam perceber que a questão não é tão complexa e tão difícil quanto parece;* mas que é preciso ter coragem para começar;* determinação pra continuar e inspiração para poder motivar outras pessoas para o trabalho”;* completou.
O secretário municipal de Educação;* Mauro Guerra;* afirma que o projeto é fundamental para a qualificação de profissionais da rede pública e privada de educação física;* além de incentivar a implantação de outros projetos para pessoas com deficiência nas unidades esportivas da cidade.
“Todos os profissionais da área de educação física em Tupã possuem especialização na área;* mas ninguém sabe tudo. Então o projeto enriquece esses técnicos;* trazendo mais experiência no momento de trabalhar um esporte com os deficientes do nosso município. Além disso;* o curso vai dar base para esses profissionais trabalharem a questão da inclusão e dará possibilidade para que todos tenham o mesmo direito de aprendizado”;* comentou.
O secretário Municipal de Esportes;* Marco Pinheiro;* também falou da importância da capacitação e ainda ressaltou o trabalho de algumas entidades que trabalham a inclusão no município.
“Essa capacitação é uma ótima oportunidade para discutirmos sobre as atividades físicas para as pessoas com deficiência;* assim como os problemas que existem para o acesso dos deficientes ao esporte. A gente espera que em curto ou médio prazo essa iniciativa possa dar bons frutos e que o esporte se torne cada vez mais acessível para todos. Em Tupã já contamos com algumas entidades que trabalham a inclusão esportiva com deficientes físicos;* visuais;* entre outros;* uma dessas entidades é a Apae;* que já é parceira desse evento;* assim como tantas outras instituições;* por isso gostaria de agradecer o apoio tanto da Apae;* quanto da Acert;* Faccat;* Universidade Brasil e também a Unimed;* que conta com o projeto ‘Vida Iluminada’”;* lembrou.
O vereador;* Eduardo Edamistu;* mediador da primeira capacitação do comitê Paralímpico;* frisou que o evento visa capacitar e informar professores que trabalham com alunos com deficiência no município;* garantindo ainda mais qualidade de ensino e inclusão esportiva nas unidades escolares.
“Contar com profissionais gabaritados como do Comitê Paralímpico Brasileiro;* faz total diferença em projetos como este. As pessoas com deficiência necessitam de cuidados específicos e um dos objetivos fundamentais desse evento é promover a inclusão social;* além de elevar ainda mais o nível de qualidade que já é oferecido nas unidades escolares da nossa cidade. Deixar para as futuras gerações uma cidade preparada e socialmente inclusiva”;* destacou.
Tupã