Oficinas Culturais oferecem diversas modalidades de arte

Educação - Segunda-feira, 03 de Setembro de 2018


Oficinas Culturais oferecem diversas modalidades de arte

As inscrições para as Oficinas Culturais de Tupã estão abertas até o dia 8 de setembro;* podendo ser feitas na Secretaria Municipal de Cultura;* localizada na avenida Tamoios;* 1.685. As oficinas serão ministradas em horários e dias variados;* com ampla variedade de cursos para várias idades. O início das oficinas está previsto para o dia 10 de setembro.

O programa Oficinas Culturais de Tupã é uma realização da Prefeitura da Estância Turística de Tupã;* através da Secretaria Municipal de Cultura;* e tem como objetivo o fomento da cultura através do ensino de artes.

Com o objetivo de tornar o ensino de artes mais acessível e mais fácil;* as oficinas terão seus horários e locais diversificados;* além de oferecerem aulas gratuitas à população.

O secretário municipal de Cultura;* Renato Gonzalez;* informou que as oficinas serão ministradas em três pólos;* incluindo Biblioteca Municipal “Tobias Rodrigues”;* Escola Estadual “Professora Irene Resina Migliorucci” e Escola Estadual “Maestro Nelson de Castro”.

De acordo com Renato;* haverá oficinas de segunda a domingo;* sendo de capoeira às segundas-feiras; violão e teatro;* às segundas e quartas; teclado;* às quintas e dança urbana/afro às sextas-feiras. Haverá também oficinas de música e jazz dance aos sábados e acrobacia circense aos domingos.

O chefe do Setor de Museus;* André Prado;* destacou a importância do novo programa;* que intensificará as atividades culturais no município. “As oficinas potencializam a formação de novos artistas;* grupos e companhias; além de valorizar os fazedores de cultura da cidade para que possam ensinar e ampliar suas artes”;* comentou André.

Já o Diretor de Cultura e coordenador do projeto;* Lucas Godoy;* o trabalho que será desenvolvido pelos agentes culturais junto à população interessada será de grande importância não só para o surgimento de novos artistas;* mas também para a formação de novos públicos que ajudarão a movimentar ainda mais o cenário cultural da cidade.

“Os maiores desafios são os de assegurar a continuidade das políticas públicas de cultura em um nível cada vez mais elevado de participação;* controle social e de recursos financeiros e humanos. O programa tem o compromisso de atuar na formação cultural para aqueles que vão ter o primeiro contato com as artes e qualificação para aqueles que já criam;* produzem e já respiram cultura”;* explicou Lucas.

O secretário de Cultura também destacou a importância do projeto e destacou que administração anterior extinguiu alguns projetos relacionados às oficinas e ensino de artes.

“Nossa cidade contava com duas opções há alguns anos: o ‘Teatro Para Todos’ e o ‘Todo Mundo Dança’. Os dois juntos somavam cerca de 450 alunos e infelizmente;* foram extintos pela administração da época. De lá para cá quase nada foi feito neste sentido. Esse é um primeiro passo para cada vez mais colocar nossos munícipes em contato com as artes”;* destacou Renato.

O vice-prefeito;* Caio Aoqui;* parabenizou a iniciativa e destacou que será de um grande proveito para a cultura. “Parabenizo a iniciativa;* creio que em um curto prazo já será possível ver os frutos do programa. Lembrando que atualmente é muito importante trabalhar a criatividade e o protagonismo;* pois a arte é uma forma de empreender e de aprender. Convido a população a se inscrever e conhecer um pouco mais do mundo das artes;* promovendo um crescimento da cultura de Tupã de forma gratuita”;* destacou Caio.

O prefeito;* Ricardo Raymundo;* também destacou a importância do programa para a cultura e a população tupãense. “A importância das oficinas culturais se reflete no desenvolvimento artístico dos participantes;* preparando-os para a vida em sociedade e;* ao mesmo tempo;* desenvolvendo suas aptidões individuais;* possibilitando vivências de práticas capazes de atender ao seu universo criativo. São práticas que permitem aprender aspectos relacionados à arte e buscam a inclusão;* oferecendo oportunidades iguais para que todos se familiarizem com diferentes aspectos da cultura. Estão de parabéns”;* comentou o prefeito.

Funcionamento das oficinas

Segundo Renato Gonzalez;* o objetivo do projeto é colocar as pessoas em contato com a cultura e as artes;* com orientação especializada. “Através das Oficinas Culturais a população poderá escolher atividades que contribuam para o desenvolvimento de suas aptidões;* trabalhando a mente;* o corpo;* a criatividade;* a participação;* o senso crítico;* as emoções;* os sentimentos;* a disciplina e o companheirismo;* ampliando as amizades”;* explicou.

Renato também explicou como estão estruturadas as oficinas. “As oficinas estão estruturadas para atender às necessidades básicas dos alunos e será uma oportunidade para a população entrar em contato com as mais diversas formas de expressão cultural e artística”;* explicou.

Ele destacou ainda a importância do projeto para o fortalecimento da cultura em Tupã. “Acreditamos que o aprimoramento da sensibilidade ajuda o ser humano a tomar consciência de si;* de suas potencialidades; favorece o resgate de sua identidade como parte integrante de um grupo social; e favorece a compreensão do mundo e a percepção de valores no seu entorno. Por isso é um sonho de quem milita na cultura;* poder oferecer oportunidades de aproximar a população ao mundo das artes e da cultura”;* destacou o secretário.

Programação

Um dos pólos do programa é a Biblioteca Municipal de Tupã;* localizada na Avenida Tamoios;* 1685 – Centro. Nela serão ministradas diversas oficinas;* de segunda à sexta-feira;* sendo um ambiente agradável e relativamente amplo para o aprendizado.

Serão oferecidas duas turmas para as oficinas de violão;* uma nas segundas e outra nas quartas-feiras;* com 5 vagas para cada turma. As aulas acontecerão às 17 horas;* e os alunos deverão ter idade mínima de 14 anos. É recomendado que o aluno possua o instrumento.

A oficina de teatro também será ministrada de segunda-feira e quarta-feira;* com idade mínima de 14 anos. Serão oferecidas 20 vagas e as aulas acontecerão às 18 horas.

Também na biblioteca;* serão ministradas oficinas de capoeira;* de segunda-feira. Serão formadas duas turmas;* uma com idade mínima de 5 anos;* às 19h30;* com 20 vagas;* e outra às 20h10;* também com 20 vagas;* mas com idade mínima de 12 anos.

As oficinas de teclado serão ministradas às quintas-feiras;* às 19h30;* com 5 vagas com idade mínima de 12 anos. É recomendado que o aluno possua o instrumento.

O programa oferece ainda oficinas de Dança Urbana/Afro;* que serão realizadas às sextas-feiras;* às 19h00;* contando com 15 vagas com idade mínima de 6 anos.

Para ampliar o alcance e oferecer espaço para as oficinas nos finais de semana;* o programa Escola da Família também fará contribuição no programa. O espaço disponibilizado será de grande proveito;* com amplo alcance de público;* uma vez que se trata de oficinas com idades mínimas livres.

Na Escola Irene Resina Migliorucci;* localizada na Rua Mário Menegatti;* 100; serão ministradas oficinas de música aos sábados;* às 14 horas e Oficina de Jazz Dance às 15 horas.

Já na Escoa Estadual Maestro Nelson de Castro;* localizada na Rua Antônio Bufullin;* 355; a população poderá participar das oficinas de Circo/Acrobacias;* serão ministradas aos domingos;* às 15 horas.

Mais informações sobre os projetos da Secretaria Municipal de Cultura de Tupã estão disponíveis na página da Secretaria Municipal de Cultura “Secretaria Municipal de Cultura de Tupã”;* pelas hashtags de cada projeto;* Instagram @secretariadeculturatupa e pelo telefone (14) 3491-3015.

Prefeitura da Estância Turística


Tupã