Prefeitura lança campanha de combate ao suicídio “Setembro Amarelo”

Saúde - Segunda-feira, 03 de Setembro de 2018


Prefeitura lança campanha de combate ao suicídio “Setembro Amarelo” "

Durante todo o mês de setembro;* a Secretaria Municipal de Saúde;* por meio do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) promove a campanha de prevenção e combate ao suicídio “Setembro Amarelo”.

A campanha contará com palestras à população;* capacitação para os funcionários da saúde;* passeio ciclístico;* passeata;* além de atrações culturais. O objetivo é trabalhar o suicídio de maneira preventiva e aberta;* para que diversas pessoas possam ser atingidas e beneficiadas pela campanha.

Durante a coletiva de lançamento da campanha;* o diretor do departamento de saúde mental da Secretaria Municipal de Saúde;* Fernando Neves Januário alertou que os números de suicídio;* principalmente entre a população jovem são alarmantes.

“Esta campanha tem o objetivo direto de alertar a população para a realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. Vamos mobilizar a todos para que se envolvam nas ações para a abordagem do tema. Queremos trazer mais diálogo sobre a gravidade deste ato que tira tantas vidas todos os anos”;* disse.

A Comissão Organizadora da campanha Setembro Amarelo é composta por diversos setores do município como;* por exemplo;* Corpo de Bombeiros;* que é um dos primeiros órgãos acionados em caso de tentativas ou de suicídio.

Representando a corporação;* o Cabo Monteiro falou sobre a abordagem do órgão nestas ocorrências. “Nossa abordagem é totalmente diferente que a do psicólogo ou do psiquiatra. O Corpo de Bombeiros conta com um grupo de abordadores que fizeram um curso que está sendo difundido em todo Brasil para auxiliar pessoas que querem tirar sua própria vida;* tirando esta ideia de sua cabeça”;* explicou.

De acordo com estatísticas;* o suicídio é uma das maiores causas de morte entre jovens de 15 a 29 anos. Por isso;* a Secretaria Municipal de Juventude também apoia a campanha. O secretário da pasta;* Marcos André Soares;* ressaltou a importância de ouvir e acolher. “Esta é uma campanha que todos os cidadãos devem aderir;* pois estamos perdendo muitos jovens”.

Instalado no ano passado em Tupã;* o CAPS será o principal setor da Secretaria de Saúde a realizar o Setembro Amarelo. O secretário Laércio Garcia explica que o CAPS busca promover qualidade de vida às pessoas com sofrimento psíquico.

“Desta forma;* potencializamos e facilitamos o atendimento às pessoas com pensamento suicida. No CAPS é possível contar com atendimento diário e espontâneo;* ou seja;* basta procurar o local a qualquer momento”.

O Setembro Amarelo também conta com apoio da Câmara Municipal. Durante a coletiva;* representando o legislativo o segundo secretário da mesa;* vereador cabo e pastor Castilho enfatizou os altos índices de suicídio no país.

“Em 29 anos como policial convivi muitas vezes com este problema. Combater o suicídio é uma missão de saúde;* da família e de igreja. Sem dúvidas esta campanha é uma das maiores do ano. Precisamos ajudar estas pessoas”;* disse.

O vice-prefeito Caio Aoqui parabenizou todos os membros da Secretaria Municipal de Saúde envolvidos na campanha.

“Parabéns a todos que têm trabalhado arduamente na realização e divulgação desta campanha. Além disso todo o comércio também tem se mobilizado;* o que demonstra a importância destas ações. Que possamos com isso mostrar que juntos podemos fazer a diferença na vida das pessoas”.

Já o prefeito Ricardo Raymundo;* reforçou o apoio às atividades do Setembro Amarelo.

“A campanha Setembro Amarelo ajuda a sensibilizar a população de modo geral;* que o problema está presente;* que pode afetar a todos e que nós podemos ser instrumentos para salvar vidas”;* disse. “Parabenizo a iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde por meio do CAPS por mais uma vez lançar esta importante campanha. O suicídio acontece debaixo dos nossos olhos e isso precisa mudar”;* finalizou o prefeito.

Palestras

Dentro do cronograma da campanha Setembro Amarelo;* estão diversas atividades envolvendo as Unidades de Saúde da Família. A atenção básica é essencial para identificar pessoas com pensamento suicida.

Durante todo o mês;* todas as unidades serão contempladas com palestras e a respeito do tema;* incluindo os distritos. Além disso;* o CRAS Leste e o NATI também contarão com orientações.

CRONOGRAMA SETEMBRO AMARELO

EVENTO

DATA

HORÁRIO

LOCAL

ABERTURA OFICIAL DA CAMPANHA

05/08

19h30

Clube dos Comerciários

CAPACITAÇÃO P/ PROFISSIONAIS DA SAÚDE

11/09

8 às 11h

13 às 16h

Fadap/FAP

PALESTRA CRAS LESTE

11/09

19h30

NATI

PEDALADA PELA VIDA

16/09

8h

Saída da Praça da Bandeira

QUINTA COM ARTE:

- ZUMBA;

- SHOW COM A BANDA VEPP;

- ORIENTAÇÃO E PREVENÇÃO AO SUICÍDIO;

27/09

19h30

Praça da Bandeira

PASSEATA PELA VIDA

29/09

9h30

Secretaria Municipal de Cultura

"

Prefeitura da Estância Turística


Tupã