"
Em homenagem ao Dia da Independência do Brasil;* comemorada em 7 de setembro;* a Prefeitura de Tupã;* por meio da Secretaria Municipal de Educação;* realizará atos cívicos em todas as escolas da rede municipal.
As atividades terão início às 8 horas da manhã e contarão com a presença dos professores;* alunos;* familiares. O secretário municipal de Educação;* Mauro Guerra;* explica que farão parte das ações o hasteamento da bandeira do Brasil;* canto do Hino Nacional;* discursos e apresentações alusivas à data organizadas pelos alunos.
“Queremos com este momento fomentar nos alunos o espírito cívico e de patriotismo;* incentivando o respeito aos símbolos nacionais e também resgatando em nossas crianças o amor à Pátria. A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país;*”;* disse Mauro.
Contexto histórico
A independência do Brasil foi proclamada em 7 de setembro de 1822;* o que assegurou a emancipação da ex-colônia portuguesa. D. Pedro foi aclamado o primeiro imperador do Brasil;* com o título de D. Pedro I;* sendo coroado no dia 1º de dezembro do mesmo ano.
Vale lembrar que os primeiros países que reconheceram a independência do Brasil foram os Estados Unidos e o México. Portugal exigiu do Brasil o pagamento de 2 milhões de libras esterlinas para reconhecer a independência de sua ex-colônia. Sem este dinheiro;* D. Pedro recorreu a um empréstimo da Inglaterra.
Em grande parte do país houve tranquilidade;* aceitação e até comemoração em relação à independência brasileira. No entanto;* em algumas províncias;* principalmente do Nordeste;* ocorreram manifestações e revoltas;* organizadas por portugueses;* que não queriam a ruptura com Portugal.
Militares brasileiros foram enviados para estas regiões e combateram estes movimentos;* que ficaram conhecidos como ""As Guerras de Independência do Brasil"".
Tupã