CAPS completa 1 ano de atendimento humanizado à população

Planejamento e Infraestrutura - Quinta-feira, 06 de Setembro de 2018


CAPS completa 1 ano de atendimento humanizado à população

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) completa nesta quinta-feira;* 6 de setembro;* um ano de funcionamento em Tupã. O CAPS é órgão de referência Microrregional e atende outros municípios próximos geograficamente;* como Arco Iris e Queiróz.

Com a inauguração do CAPS II;* alguns serviços já existentes no município no âmbito da saúde mental;* foram potencializados em parceria com a Atenção Básica;* Estratégia da Saúde da Família e ações intersetoriais;* melhorando a abordagem;* acolhimento;* tratamento e encaminhamento;* com objetivo de qualificar o atendimento e evitar internações desnecessárias.

Segundo estatísticas de atendimento fornecido pelo programa Sistema Integrado de Saúde (SIS) até a presente data foram 5.257 atendimentos distribuídos pela equipe técnica multiprofissional.

Atualmente;* 408 pacientes estão sendo acompanhados pelo serviço;* distribuídos pelas três modalidades de tratamento existentes;* que são Intensivo;* Semi-Intensivo e Não Intensivo.

O secretário municipal de Saúde;* Laércio Garcia;* explica que o CAPS II é um serviço de referência para as pessoas que apresentam intenso sofrimento psíquico;* que lhes impossibilita de viver e realizar seus projetos de vida.

São atendidas;* preferencialmente;* pessoas com transtornos mentais severos ou persistentes;* ou seja;* pessoas com grave comprometimento psíquico;* incluindo os transtornos relacionados às substâncias psicoativas (álcool e outras drogas) e também crianças e adolescentes com transtornos mentais.

“O principal objetivo do CAPS é a redução das internações desnecessárias;* acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho;* lazer;* exercícios dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários”;* disse o secretário.

A equipe Técnica do CAPS é composta por seis profissionais de nível superior e dois de nível médio;* entre as seguintes categorias profissionais: uma médica psiquiátrica;* um enfermeiro com formação em saúde mental;* duas psicólogas;* uma assistente social;* uma terapeuta ocupacional e dois auxiliares de enfermagem.

Atendimento

De acordo com diretor de departamento de saúde mental da Secretaria Municipal de Saúde;* Fernando Neves Januário;* para inserção no CAPS II;* o usuário pode procurar o serviço por demanda espontânea ou ser encaminhado pelos diversos setores da saúde e assistência do município.

“Isso significa que todas as pessoas que procurarem a Unidade de Saúde CAPS II devem ser acolhidas por um profissional de nível superior da equipe técnica;* que ouvirá e identificará a necessidade do indivíduo”;* disse. “O primeiro contato auxilia na criação de vínculo entre o usuário e o serviço. Após a discussão entre a equipe é realizada a construção do Projeto Terapêutico Singular;* construído junto ao paciente e discutido com toda a equipe interdisciplinar”;* completou Fernando.

Algumas das ações do CAPS são realizadas em coletivos;* em grupos;* outras são individuais;* outras destinadas às famílias;* outras são comunitárias;* e podem acontecer no espaço do CAPS ou nos contextos reais de vida das pessoas.

O CAPS II de Tupã está localizado na Rua Iracema;* 100;* Vila Sevilha. Os telefones para contato são: (14) 3491-2061 e (14) 3491-2311.

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