A Campanha anual de Vacinação Antirrábica promovida pela Secretaria Municipal de Saúde;* por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ);* teve bom resultado na primeira semana. A vacinação que iniciou no último dia (3) segue até o dia 28 de setembro.
O dia “D” da campanha será realizado nos dias 15 e 16 de setembro e contará com 15 pontos fixos;* que atenderão a zona urbana.
De acordo com o responsável pelo CCZ de Tupã;* Robison Luiz;* a campanha já Imunizou cerca de 600 animais da área rural. A expectativa é de vacinar 3000 animais na zona rural.
“Devem ser vacinados contra a raiva;* todos os cães e gatos. Vale lembrar que a imunização não é indicada a animais com menos de 3 meses de idade”;* disse
Robison lembrou ainda que a dose da antirrábica é gratuita e todas as raças de cães e gatos podem ser imunizadas;* já que a dose tem a função de proteger animais domésticos contra a doença da raiva.
“É muito importante conscientizar os donos;* que como medida de segurança;* a recomendação na hora da aplicação da dose é para que os animais estejam com coleira ou guia. Já os proprietários devem estar com a caderneta de vacinação do animal em mãos”;* ressaltou Robison.
Segundo Robison se for a primeira vacina do cão ou gato;* o CCZ providenciará a caderneta de vacina para o animal;* mas é importante que depois o dono atualize as vacinas e marque todas na caderneta do animal.
Cronograma zona rural
De acordo com o cronograma da campanha;* os pontos de vacinação seguirão uma agenda e a campanha ocorrerá em diversos pontos estratégicos espalhados pelo município. A equipe planeja iniciar a campanha na zona rural de Tupã para depois imunizar todos os animais da área urbana.
Seguindo o cronograma;* a vacinação terá início nesta segunda na estrada São Martinho. No dia 4 e 5;* as equipes atenderão os animais da estrada Progresso. Já no dia 6;* será na estrada Luar.
Dando sequência ao cronograma;* no dia 10 a campanha volta a atender os animais da estrada Tininho e Estrada Chalé. No dia 11 haverá equipes na estrada Sabiá I e Bairro Sabiá II. Já os animais residentes próximo a estrada Caran serão vacinados no dia 12.
Nos dias 18 e 19 será a vez do bairro Três Vendas receber a equipe do CCZ. No dia 20 no Bairro Harmonia e no dia 21 será na estrada da Pitanguera. A vacinação continua no dia 24 na vicinal Tupã x Varpa;* e no dia 25 no bairro Monteiro I e bairro Monteiro II.
No dia 26;* a vacinação será na estrada do Picadão e dia 27 na estrada Lajes Tamoios. A imunização na área rural termina no dia 28;* onde serão imunizados animais domiciliares da estrada do Thermas e Chácaras que vão para o Aeroporto.
Dia D
De acordo com a programação;* o dia “D”;* que será nos dias 15 e 16 de setembro;* contará com 15 postos de vacinação;* onde a equipe do CCZ estará atendendo os animais da zona urbana das 8h às 17 horas;* no sábado. Já no domingo;* às equipes estarão atendendo das 8h às 12 horas.
Os pontos de vacinação do dia “D” serão: Praça da Bandeira;* Praça da Igreja São Judas;* Praça da Escola Anísio Carneiro;* Ginásio do Marabá;* Praça da COHAB I;* Praça da CECAP;* ETEC Paula Souza;* EE Sebastião Teixeira Pinto;* EE Irene Resina Migliorucci;* EE Luiz de Souza Leão;* EE Esther Veris Cerpe;* EE Maestro Nelson de Castro;* Centro Comunitário Conj. Antonio Pereira Gaspar;* Estacionamento da Igreja Santa Rita e também no Ginásio Esportes Nova Tupã. A imunização também será realizada nos distritos de Universo;* Parnaso e Varpa.
Doença e sintomas
A raiva é uma doença viral que se alastra pelo sistema nervoso central de animais de sangue quente;* domésticos ou selvagens. É transmitida ao ser humano através do contato com animais contaminados pelo vírus;* bastando que algum tipo de ferida já existente entre em contato com a saliva do animal doente.
Os principais sinais clínicos da raiva são: perda de apetite;* alterações de comportamento;* agitação;* agressividade;* falta de coordenação motora;* paralisia de músculos da mandíbula que resulta em salivação e dificuldade em deglutir.
“Caso seu animal de estimação apresente alguns destes sintomas;* procure um médico veterinário o quanto antes possível;* pois em poucos dias o animal pode vir a óbito”;* finalizou Robison.
Tupã