A Secretaria Municipal de Saúde promove durante todo o mês de setembro a campanha de combate e prevenção ao suicídio;* “Setembro Amarelo”. Dentre as ações da campanha;* foi realizado na tarde desta terça-feira uma capacitação com sobre abordagens técnicas a tentativa de suicídio.
O curso;* ministrado pelo comandante do Corpo de Bombeiros de Tupã;* Tenente Felipe Félix. A capacitação direcionada à funcionários da saúde;* é baseada em um treinamento interno do Corpo de Bombeiros e tem como principal objetivo
O comandante do Corpo de Bombeiros de Tupã;* falou ainda sobre a nova abordagem ensinada durante a capacitação e explicou a importância da técnica durante a ocorrência.
“Há uma enorme quebra de paradigma na maneira de se atuar em tentativas de suicídio. A estratégia antiga era principalmente distrair e imobilizar a vítima de tentativa de suicídio;* abalando fortemente a relação ‘tentante-socorrista’. Agora;* a ação é fortemente baseada no diálogo;* não limitando o tempo necessário para o atendimento;* focando na paciência e na atenção a ação de retirada do abordado”;* explicou.
O Tenente Felix ainda completou afirmando que o curso auxilia qualquer cidadão em como atuar em tentativas de suicídio com uma ação fortemente baseada no diálogo;* focando na paciência e na atenção à ação de retirada do paciente suicida.
“Em vez de cenas de “heroísmo” com descidas em cordas ou pulos mirabolantes para imobilizar vítimas;* por exemplo;* o melhor e principal salvamento passa a ser aquele no qual a vítima sai da cena perigosa com as próprias pernas”;* destacou.
De acordo com o diretor de departamento de saúde mental da Secretaria Municipal de Saúde;* Fernando Neves Januário;* o objetivo da ação foi capacitar os funcionários para atuarem em situações que necessitem intervenção às vítimas que tentam suicídio.
“Diante de dados estatísticos envolvendo ocorrências de tentativas de suicídio que é muito alto no Brasil;* é de importante relevância que não só bombeiros e militares sejam adequadamente capacitados;* como também funcionários da saúde para atenderem esse tipo de situação. A técnica envolve conversação e paciência;* e é justamente a conversa o melhor caminho para fazer com que o paciente mude de ideia em relação a tentativa de suicídio. Essa capacitação foi muito importante para que todos os profissionais da saúde pudessem aprender a técnica. Gostaria de agradecer toda a equipe do Corpo de Bombeiros;* em especial o Tenente Felix pelos ensinamentos e por compartilhar essa técnica de abordagem tão importante”;* completou.
Tupã