Devido à confirmação de mais um caso de dengue em Tupã no início do mês;* a equipe do Setor de Combate a Endemias;* da Secretaria Municipal de Saúde;* começou nesta semana os trabalhos de nebulização nas proximidades da casa da paciente.
Segundo a enfermeira do setor de endemias;* Juliana Yuri Ueji Begnossi;* a nebulização foi realizada em duas áreas do centro da cidade;* em um raio de 150 metros cada.
“Até o momento;* foram trabalhados 20 quarteirões;* nebulizando um total de 575 imóveis. Já o trabalho de bloqueio e controle de criadouros;* que também faz parte da estratégia;* foi realizado em um raio maior;* visando a maior cobertura das ações”;* contou
A enfermeira esclareceu ainda que os trabalhos de nebulização estão previstos para ser concluídos ainda nesta semana.
“Vamos continuar intensificando os serviços de nebulização;* bloqueio e controle de criadouros;* porém é extremamente necessário ressaltar que a população precisa colaborar com o nosso trabalho abrindo suas residências;* possibilitando que a nossa equipe faça a vistoria e a nebulização;* pois infelizmente ainda encontramos resistências nas visitas e as casas que não recebem todo esse trabalho;* possibilitam que o Aedes aegypti se abrigue no local”;* disse.
O Setor de Combate a Endemias realiza ações sistemáticas e contínuas de fiscalização e vistoria em casas;* pontos estratégicos como borracharias; ferros velhos; pontos de reciclagem. Esse tipo de trabalho também é intensificado nas escolas;* hospitais;* indústrias e lugares públicos onde a possibilidade de ocorrer à disseminação do mosquito é maior;* como praças e parques.
Entretanto;* as ações realizadas pela prefeitura só têm eficácia se a população também participar ativamente do combate ao Aedes aegypti;* mosquito transmissor da dengue;* chikungunya e zika vírus.
“Ressalto ainda a importância dos moradores colaborarem com os serviços dos agentes na hora das limpezas dos quintais. Pedimos que a população faça seu papel no combate ao Aedes aegypti;* realizando vistorias semanais em seu domicílio e local de trabalho”;* finalizou.
Tupã