Jornada do Patrimônio Cultural Paulista será neste domingo

Planejamento e Infraestrutura - Sexta-feira, 21 de Setembro de 2018


Jornada do Patrimônio Cultural Paulista será neste domingo "

Neste domingo (23);* será realizado o evento Jornada do Patrimônio Cultural Paulista;* que terá um passeio pela cidade;* contando um pouco da história dos patrimônios materiais e imateriais de Tupã. A jornada partirá do Museu dos Tropeiros às 9h;* havendo a reinauguração da ‘Torre do Petróleo é Nosso’no local.

O objetivo do evento é incentivar a valorização;* conscientização;* defesa e preservação do patrimônio histórico e cultural. Para isso será realizado um passeio no município;* apresentando;* explicando e contando a história de patrimônios materiais e imateriais da cidade.

O passeio é aberto ao público;* sendo oferecidas vagas limitadas para o trenzinho. As inscrições para os lugares neste transporte se encerram hoje. Interessados podem se inscrever por meio da Secretaria Municipal de Cultura;* situada na Avenida Tamoios;* 1.685; ou pelo telefone (14)3491-3015. O horário de funcionamento e atendimento é de segunda à sexta;* das 7h às 17h.

O roteiro da jornada terá partida às 9h no Museu dos Tropeiros onde será reinaugurada a ‘Torre do Petróleo é Nosso’;* que após receber melhorias;* estará em um local de maior visibilidade;* em frente ao Museu dos Tropeiros.

Após a reinauguração;* a jornada seguirá;* para Praça dos 100 anos de Imigração Japonesa;* Praça Largo 9 de Julho;* Praça dos Pioneiros;* Portal do Estádio;* Praça Dom Bosco;* Mausoléu Índia Vanuíre;* Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre;* Solar Luiz de Souza Leão;* Praça da Bandeira;* Matriz de São Pedro e se encerrará no Monumento Índia Bartira.

Jornada do Patrimônio Paulista uma realização da Secretaria Estadual da Cultura;* em parceria com a Prefeitura da Estância Turística de Tupã;* por meio da Secretaria Municipal de Cultura de Tupã.

O secretário municipal de Cultura interino;* Lucas Godoy;* afirma que esta jornada é muito importante para a cultura de Tupã. “A Jornada do Patrimônio é muito importante para a cultura;* uma vez que evidencia e promove um conhecimento a respeito do nosso patrimônio”.

Godoy concluiu convidando a população para a jornada;* destacando que as inscrições se encerram hoje.

“Convido a população para apreciar a Jornada do Patrimônio;* participar da reinauguração da torre;* aprendendo mais sobre nosso patrimônio. Convido a população para divulgar este passeio e informações sobre eventos da secretaria nas redes sociais. Lembrando que as inscrições para o trenzinho se encerram hoje às 17h”.

O vice-prefeito;* Caio Aoqui;* destacou a importância do conhecimento da história da cidade e história dos patrimônios; pois desta forma é possível preservar melhor e ampliar a divulgação a respeito da história da cidade.

“A sociedade que conhece sua história;* consegue preservar melhor suas tradições e preservar mais seu patrimônio;* desta forma;* é fundamental para a população tupãense conhecer um pouco mais;* aprender um pouco mais a respeito da cidade;* uma vez que nosso patrimônio é amplo”;* destacou Caio.

O prefeito;* Ricardo Raymundo;* destacou a importância de um evento como este;* sendo marcado por uma reinauguração de um patrimônio. Destacou também que o estudo de patrimônios e história promove um senso crítico mais apurado;* amplia o conhecimento e facilita análise de situações do presente.

“Parabenizo a Secretaria;* uma vez que estará entregando um patrimônio no evento. Lembrando que uma sociedade que conhece seu passado;* seu patrimônio e sua história; consegue entender melhor o presente e planejar melhor o futuro. Portanto convido a população conhecer melhor nosso patrimônio e ajudar na preservação e divulgação deles; além de desenvolver melhor o senso crítico”;* destacou o prefeito.

Segundo o Secretário de Cultura do Estado de São Paulo;* Romildo Campello;* “Ninguém preserva o que não conhece. A Jornada do Patrimônio melhora a relação com o espaço urbano”;* disse ele em encontro com representantes municipais no dia 16 de julho.

Um pouco sobre a ‘Torre do Petróleo é Nosso’

TORRE DA PETROBRAS – A torre da Petrobrás foi inaugurada em 02 de maio de 1959. Então na Praça da Bandeira. Em sua inauguração contou com a presença do Presidente da Câmara Federal;* Deputado Paschoal Ranieri Mazzili;* e dos Deputados Federais Gabriel Passos e Neiva Moreira.
A campanha “Petróleo é nosso” iniciou-se em 1940;* mas somente em 1959 a torre fora construída em Tupã por um próprio serralheiro da cidade. A ""torre da Petrobras"" foi instalada na Praça da Bandeira ao lado da Igreja Matriz São Pedro;* onde atualmente é a fonte. Na década de 1960 foi retirada da Praça da Bandeira e jogada no almoxarifado da Prefeitura por motivos políticos. Na década de 1960 foi instalada na Praça Rui Barbosa;* situada na esquina da Avenida Tapuias com a Rua Nhambiquaras

Após debates;* especialmente com o fotógrafo Eduardo Dantas;* a Secretaria Municipal de Cultura retirou a torre da praça;* realizou reparos;* pintura e manutenção. A torre foi realocada em frente ao Museu dos Tropeiros;* local com mais destaque e visibilidade;* e será reinaugurada dia 23 de setembro de 2018 durante a Jornada do Patrimônio Paulista.

Mais informações sobre a ‘Jornada do Patrimônio’ e demais projetos da Secretaria Municipal de Cultura de Tupã estão disponíveis na página da Secretaria Municipal de Cultura de Tupã “Secretaria Municipal de Cultura de Tupã”;* pelas hashtags #jornadadopatrimonio2018; #jornadadopatrimoniotupa; hashtagas dos demais projetos;* Instagram @secretariadeculturatupa e pelo telefone (14) 3491-3015.

"

Prefeitura da Estância Turística


Tupã