Em solenidade realizada no último dia 14;* no Paço Municipal;* o prefeito Ricardo Raymundo assinou decreto que confere o nome de “Waldemar Buffulin” à estrada vicinal TUP-487;* que interliga o distrito de Varpa ao município de Borá;* passando pela usina Ibéria. A homenagem foi proposta pelo vereador Alexandre Scombatti;* com o objetivo de manter viva a memória de uma das mais ilustres personagens históricas de Tupã.
“Uma das funções de todo governo é reconhecer e valorizar a história daqueles que ajudaram a construir nosso município e a transformá-lo naquilo que é hoje. Por isso;* quando o vereador Alexandre Scombatti propôs esta homenagem;* encampamos a ideia imediatamente”;* destacou o prefeito Ricardo Raymundo.
“Waldemar Buffulin é um homem que dedicou boa parte de sua vida ao crescimento e ao desenvolvimento de Tupã. Tinha estreita relação com representantes dos governos federal e estadual e usava estas conexões para favorecer nosso município. Foi um homem de grande visão;* que muito contribuiu com nossa sociedade”;* elogiou o chefe do Executivo.
“É através da ação de homens como o professor doutor Waldemar Buffulin que Tupã cresceu e passou a ocupar a posição de destaque regional. Sem estas pessoas e sua abnegação;* hoje viveríamos uma realidade completamente diferente. Reconhecer e imortalizar estes homens e mulheres que construíram as bases de nosso município é nossa obrigação”;* justificou o vereador Alexandre Scombatti.
O parlamentar lembrou ainda que a vicinal TUP-487 foi construída graças ao trabalho de Waldemar Buffulin;* que intercedeu junto ao então governador Orestes Quércia para garantir que os tupãenses que na época trabalhavam na Usina Gantus;* atual Usina Ibéria;* tivessem uma redução de muitos quilômetros no deslocamento até o trabalho. “Nada mais justo;* portanto;* que atribuir o nome deste grande homem à estrada que ajudou a criar”;* arrematou.
Falando em nome da família;* a procuradora Joiese Teoto Buffulin Salles agradeceu a homenagem e lembrou o amor que o pai nutria por Tupã. “Ele sempre se dedicou àquilo que acreditava ser melhor para a cidade”;* destacou.
Também filho do pioneiro;* o cirurgião dentista Eduardo Teoto Buffulin lembrou que o patriarca tinha grandes planos para o município. “Meu pai tinha uma visão de futuro ligada ao crescimento não somente das atividades agrícolas;* mas também industrial. Era um homem de visão;* que sempre lutou para melhorar nossa cidade”;* destacou.
Também presente à solenidade;* a professora universitária Mara Teoto Buffulin;* leu;* emocionada;* um texto em memória a Waldemar Buffulin e em agradecimento à homenagem proposta pela Prefeitura e pela Câmara Municipal.
O homenageado
Homem de várias facetas;* Waldemar Buffulin deixou sua marca na história de Tupã. Após se formar em História e Geografia na Faculdade de Filosofia;* Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (USP);* voltou à Alta Paulista para trabalhar como professor.
Graduou-se também em Direito na primeira turma da então Faculdade de Direito da Alta Paulista (Fadap);* educandário no qual passou a lecionar a disciplina de “Estudos de Problemas Brasileiros”. Sua inquietação intelectual o levou a atuar também como mestre na Faculdade de Filosofia;* Ciências e Letras de Tupã e na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Tupã (Fafit/Faut).
Com o mesmo entusiasmo com que ajudou a formar gerações de universitários tupãenses;* atuou como representante da Delegacia de Ensino da Região de Tupã e como Coletor Federal;* além de defender;* com rara visão de futuro;* a aplicação de novas técnicas para o desenvolvimento do setor agropecuário no município.
Acreditando na cidade;* esteve à frente de iniciativas que permitiram o desenvolvimento econômico de Tupã;* como a primeira representação dos veículos Dodge e De Soto;* na época importados. Mais tarde;* passou a comercializar também os carros da marca Volkswagen e caminhões Mercedes Benz.
De natureza versátil e inquieta;* ao mesmo tempo em que se dedicava às atividades comerciais;* investia no desenvolvimento da atividade agrícola. Em suas propriedades;* fortaleceu as culturas de café e os rebanhos de gado leiteiro;* implantando novas técnicas de cultivo e manejo.
Mesmo com a intensa atividade profissional;* encontrava tempo para articular a vida social de uma cidade ainda em formação. Exerceu papel fundamental na fundação do Tupã Tênis Clube;* agremiação que presidiu por quatro vezes. Na condição de presidente;* ajudou o Tupã Futebol Clube a se elevar no cenário esportivo regional.
Foi um dos idealizadores e grande incentivador da criação da Cooperativa de Eletrificação Rural de Tupã (Cert) e;* mostrando a mesma disposição;* foi peça fundamental na criação da Cooperativa dos Produtores de Leite da Alta Paulista (Coplap).
Religioso;* Waldemar Buffulin era católico e espírita. Não fazia distinção de crenças ou religiões. Admirado pela população tupãense;* teve grande votação na ocasião em que se candidatou a prefeito.
Com a mesma desenvoltura com que circulava entre as camadas mais humildes;* era recebido pelas mais altas figuras da política nacional em seu tempo. Foi amigo íntimo do governador Laudo Natel e;* por conta desta amizade;* recebeu e hospedou em sua própria residência o chefe do Executivo paulista em várias ocasiões. Foi o próprio Laudo Natel quem insistiu para que Waldemar Buffulin disputasse a prefeitura de Tupã;* por conhecer a preocupação que ele tinha com o desenvolvimento do município e a melhoria da qualidade de vida de sua gente.
Era também compadre do deputado federal Paschoal Ranieri Mazzilli;* figura de grande expressão na história política brasileira. Recebeu;* também em sua residência;* o deputado federal em duas ocasiões. Na primeira;* o hóspede visitou o município como presidente da Câmara dos Deputados. Já durante a segunda visita;* Mazzilli ocupava interinamente a presidência do Brasil;* sendo esta a única ocasião em que o município hospedou;* oficialmente;* um presidente da República.
Casado com Ebe Teoto Buffulin (in memorian);* Waldemar Buffulin faleceu em 31 de maio de 1990. Ele deixou os filhos Mara Teoto Buffulin;* Eduardo Teoto Buffulin e Joiese Teoto Buffulin Salles;* todos com vasta ficha de contribuições para a sociedade tupãense;* paulista e brasileira. O casal teve ainda cinco netos: Ana Carolina;* Beatriz;* João Pedro;* João Paulo e Ana Clara.
Tupã