Após 17 dias na cidade;* a exposição itinerante Ouroeste;* se encerrará na cidade nesta quinta-feira (27);* a caminho de outras cidades para divulgar 9 mil anos de história através de acervo fotográfico. A exposição está situada na Biblioteca Municipal;* no hall de exposições da biblioteca.
A exposição pode ser visitada durante o horário de funcionamento da Biblioteca Municipal;* que é de segunda à sexta-feira;* das 7 às 17 horas. A biblioteca se situa na Avenida Tamoios;* 1.685;* sendo esta um prédio mantido pela Prefeitura da Estância Turística de Tupã;* por meio da Secretaria Municipal de Cultura.
O objetivo da exposição itinerante é manter e preservar a cultura na salvaguardada memória de nossas origens e tradições étnicas;* através de seus vestígios e artefatos existentes;* apresentando mais de 9 mil anos de história por meios de fotos e textos.
A exposição é realizada com o apoio do PROAC;* e em parceria com diversos museus do estado de São Paulo e instituições ligadas ao Museu Água Vermelha. O projeto busca manter e preservar o patrimônio histórico e cultural levando informação e conhecimento sobre nossa história e evolução a toda população.
O acervo pertence ao museu Água Vermelha;* da cidade de Ouroeste. São ao todo 12 painéis;* trazendo um panorama das instituições museológicas;* com acervo paleontológico;* geológico;* arqueológico e indígena do estado.
O secretário municipal de Cultura interino;* Lucas Godoy;* agradece a escolha da cidade como um dos pontos de exposição da mostra fotográfica e agradece à população pela participação.
“Agradeço aos organizadores da mostra;* que escolheram a cidade de Tupã como um ponto de exposição e agradeço também à população que apreciou e continua apreciando a exposição que está na Biblioteca Municipal”;* agradeceu o secretário interino.
Lucas continuou;* destacando as novas formas de promoção dos patrimônios culturais e históricos;* que buscam a ajuda da população para divulgar e preservar.
“Esta exposição está seguindo os novos padrões de promoção de patrimônios históricos e culturais;* padrões estes que buscam levar o conhecimento à população para que esta ajude a divulgar a história e preservar os patrimônios”;* destacou Lucas.
Lucas comentou um pouco da Jornada do Patrimônio Cultural Paulista;* que apresenta objetivo semelhante;* porém através de visitas em patrimônios locais.
“Tivemos recentemente a Jornada do Patrimônio Cultural Paulista;* que levou a população para os patrimônios e contou a história de cada um;* realizando um tour pela cidade. Estas são experiências fundamentais para a população poder conhecer o passado;* entender o presente e planejar um futuro melhor e ajudar a manter a história”;* comentou Lucas.
Godoy concluiu convidando a população para apreciar a exposição;* ajudar a preservar os patrimônios históricos e culturais; e buscar conhecer a respeito da história e dos patrimônios da cidade;* por meio de museus e prédios culturais.
“Convido a população para apreciar esta exposição;* lembrando que se encerra nesta quinta. Após o encerramento desta exposição;* convido a população para conhecer um pouco mais sobre a história e cultura da cidade;* por meio de prédios culturais;* especialmente os museus”;* convidou Lucas.
História do acervo
Em abril de 1997;* uma criança procurando goiaba;* encontra indícios de uma possível ossada humana à beira do Rio Grande;* no município de Ouroeste. A polícia local foi comunicada e acionou a FUNAI.
As pesquisas e escavações foram iniciadas por arqueólogos do IPHAN e MAE/USP;* que identificaram a existência de ossadas humanas com cerca de 9 mil anos e a presença de mais de 25 sítios arqueológicos.
A AES Tietê;* em parceria com o município;* procurando minimizar os impactos ambientais;* construiu o Museu Arqueológico Águas Vermelhas. Neste museu;* está catalogado e condicionado o acervo milenar encontrado no local.
Mais informações sobre a exposição fotográfica;* Biblioteca Municipal e demais projetos culturais da prefeitura estão disponíveis no facebook;* na página “Secretaria Municipal de Cultura de Tupã”;* pelas hashtags de cada projeto;* Instagram @secretariadeculturatupa e pelo telefone (14) 3491-3015.
Tupã