Solar recebeu grande público em homenagem póstuma

Obras e Planejamento - Quarta-feira, 26 de Setembro de 2018


Solar recebeu grande público em homenagem póstuma

Na última sexta-feira (21);* o Solar Luiz de Souza Leão contou com grande público na cerimônia de homenagem póstuma ao fundador da cidade;* Luiz de Souza Leão. O evento contou com pessoas da região;* inclusive de outras cidades que foram fundadas com ajuda dele.

A homenagem em memória do fundador da cidade;* que faz 38 anos que faleceu;* ocorreu na manhã do dia 21 de setembro; dia da morte de Luiz de Souza Leão. Sendo este também o Dia da Árvore; e como o fundador da cidade era um amante da flora;* como pode ser visto em seu Solar;* foi plantada uma árvore no jardim do Solar.

O Solar Luiz de Souza Leão é um dos equipamentos da Prefeitura da Estância Turística de Tupã;* mantido e gerenciado por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

O evento contou com a presença de alunos da Escola Luiz de Souza Leão;* representantes de autoridades locais;*representantes do Tiro de Guerra;* músicos do projeto Jovens Talentos;* do programa Escola de Segundo Turno;* familiares do homenageado e a gerente-geral do Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre;* Tamimi Borsato; esta contou um pouco da história e da importância de Luiz de Souza Leão para Tupã e região.

Os músicos abriram a cerimônia com apresentações temáticas e com repertórios selecionados para o dia. Os familiares e representantes de autoridades locais e regionais contaram um pouco sobre a história e da importância do evento e do fundador para a cidade. A cerimônia se encerrou com o plantio de uma árvore no jardim do Solar.

A gerente do Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre;* Tamimi Borsato;* comentou a respeito da homenagem;* do público presente e sobre o desejo de Luiz de Souza Leão em deixar o legado da cidade e da população;* evidente.

“Para minha pessoa;* é uma honra estar falando de mais de 38 anos de passagem sobre essa homenagem no dia de hoje. Essa homenagem faz com que a gente perceba que Souza Leão não morreu;* ele ‘plantou Tupã’”;* destacou Tamimi.

“A preocupação dele era deixar a historia de Tupã em livros e em nossa mente;* e ele conseguiu. Essa quadra;* 75;* ele ‘plantou o museu’; para que nossa historia tivesse um local apropriado para guardar e zelar. Também deixou sua própria casa para que a história não morresse e continuasse através de seus filhos;* netos e bisnetos”;* comentou a gerente do museu.

“Hoje essa homenagem emocionou a todos;* pelo grande número de pessoas que aqui vieram celebrar os 38 anos de Souza Leão. O Souza Leão não morreu;* ele deixou para cidade um potencial que jamais se apagará;* e enquanto tiver uma alma em Tupã;* o Souza Leão será lembrado. Acho que a coisa mais importante de uma cidade é ter sua própria historia; que no nosso caso;* é através do legado de Souza Leão”;* concluiu Tamimi.

O secretário municipal de Cultura interino;* Lucas Godoy;* agradeceu a participação das escolas;* dos músicos;* dos representantes das autoridades;* dos familiares e da equipe que ajudou a organizar o evento. Ele parabenizou os alunos e músicos pelas apresentações;* destacou a importância da homenagem e convidou a população para participar;* divulgar e compartilhar os momentos nos eventos por meio das redes sociais.

“Este evento é muito importante para a cidade;* pois se trata de uma homenagem ao fundador de Tupã;* um defensor da cultura e da história local;* que buscou deixar um legado e manter o legado da cidade e eternizar a história desta cidade por meio de prédios;* livros e histórias”;* comentou Godoy.

“Agradeço a presença de representantes do Tiro de Guerra;* alunos da Escola Estadual Índia Vanuíre;* programa Escola de Segundo Turno;* alunos da região. Agradeço também aos representantes de autoridades locais;* que marcaram presença nesta importante homenagem para a nossa cidade. Agradeço aos familiares que cooperam e apóiam a homenagem. Destaco agradecimento à equipe que pesquisou;* organizou e cooperou para que esta homenagem fosse realizada; e agradeço à Tamimi Borsato;* por nos contar e explicar um pouco da história do fundador da cidade”;* agradeceu Lucas.

“Convido a população para pesquisar;* buscar saber um pouco mais sobre a história local e sobre os patrimônios da cidade. Convido a população para apreciar os projetos e eventos da secretaria;* e compartilhar os momentos nos eventos por meio das redes sociais”;* Convidou Lucas.

Um pouco sobre o Solar e sobre o fundador de Tupã

O Solar Luiz de Souza Leão;* localizado na quadra entre as ruas Caingangues;* Coroados;* Guaianazes e Guaranis; foi a residência do fundador da cidade. Construída em 1935;* teve parte de seu terreno doado para a construção do atual prédio do Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre;* que foi entregue na manhã do dia 21 de setembro de 1980.

Em 18 de julho de 1972;* foi publicado no Diário Oficial o tombamento do prédio;* que desde 1964 havia sido solicitado por Luiz de Souza Leão;* e sob a morte dele o Solar seria doado à prefeitura;* tombado e sediaria o Museu Índia Vanuíre.

Um dos sonhos do fundador da cidade era a entrega do Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre em vida. Outro sonho do fundador era que fosse enterrado no quintal de sua casa (Solar);* e esse desejo foi realizado.

Um fato curioso é que o museu foi inaugurado na manhã do dia 21 de setembro de 1980;* e no mesmo dia;* durante a tarde;* foi dada a notícia do falecimento do fundador da cidade;* com 79 anos de idade. Além disso;* é importante lembrar que ele morou no Solar até seu falecimento.

Outro fato curioso é que muitos acreditam que Luiz de Souza Leão está sepultado de pé;* porém;* assim como a maioria das pessoas;* ele está sepultado enterrado deitado em seu Solar.

Mais informações sobre o Solar Luiz de Souza Leão;* projetos e demais equipamentos da secretaria estão disponíveis na página da Secretaria Municipal de Cultura no Facebook “Secretaria Municipal de Cultura de Tupã”;* Instagram @secretariadeculturatupa;* por meio das hashtags de cada projeto e pelo telefone (14) 3491-3015.

Prefeitura da Estância Turística


Tupã