Hoje;* a partir das 17h;* na Praça da Bandeira;* será realizada a edição semanal do projeto ‘Quinta com Arte’;* com atrações tradicionais do ‘Quinta com Arte’. As atrações da semana serão temáticas do Setembro Amarelo e Semana da Juventude.
Com o objetivo de fomentar a cultura por meio do artesanato;* música;* dança e atrações ali presentes; o projeto ‘Quinta com Arte’ é uma realização da Prefeitura da Estância Turística de Tupã;* por meio da Secretaria Municipal de Cultura.
O projeto busca sempre se atualizar;* seja por parte do artesanato;* ou por parte das atrações;* com temas atuais. Desta vez serão os temas: Setembro Amarelo;* que trará palestras sobre suicídio;* Zumba e banda Vepp;* em parceria com a Secretaria de Saúde;* por meio do CAPS; e a Semana da Juventude;* em parceria com a Secretaria de Juventude;* que fará a celebração do Dia da Juventude que;* devido ao mau tempo da semana passada;* foi adiada para hoje.
A edição contará também com Feira de Artesanato;* Quiosques de Artesanato;* Praça de Alimentação;* Brinquedos Infantis;* Baile de Forró ‘Melhor Idade’ e Biblioteca Móvel. Haverá também ‘blitz’;* com entrega de materiais educativos e orientações de combate ao suicídio;* com funcionários do CAPS/ASM.
O secretário municipal de Cultura interino;* Lucas Godoy;* comenta da importância da prevenção ao suicídio e da abordagem do tema nesta edição do projeto. Lucas comenta também a importância da valorização da juventude.
“Com maiores responsabilidades criadas pela dinâmica da sociedade atual;* muitas pessoas acabam acumulando estresse;* o que pode resultar em reações diversas;* dependendo de cada pessoa;* inclusive retirar a própria vida. Este tema é muito importante ser trabalhado;* pois as taxas de incidência e tentativas estão aumentando”;* destacou o secretário interino.
“O ‘Quinta com Arte’ é um bom espaço para trabalhar este tema;* uma vez que há públicos de várias idades e camadas sociais ali. Além de palestras;* a campanha do Setembro Amarelo no ‘Quinta com Arte’ desta semana contará com Banda Vepp e Zumba;* atraindo um público para o tema de uma forma alternativa”;* destacou Lucas
“A valorização da juventude também é essencial;* uma vez que estes estiveram e estão à frente de muitos movimentos de mudanças políticas;* sociais;* culturais; e mais recentemente;* as mudanças tecnológicas promovidas pela juventude são adotadas por muitas pessoas de várias partes do mundo”;* comentou Lucas.
“Juventude representa trabalho;* aprendizado;* dedicação;* saúde;* ânimo para enfrentar os problemas da vida;* esperança de um mundo melhor e representa o futuro do mundo. Existem pessoas que;* fisicamente não são mais jovens;* porém a mente é jovem; com esperanças e ideais de um futuro melhor. Estas pessoas estão inclusas neste grupo de forma indireta. Portanto;* é fundamental a valorização por meio do Dia da Juventude;* pois representa um dia de esperança no futuro”;* destacou Lucas.
Lucas conclui agradecendo aos participantes do projeto e convidando a população para apreciar as atrações e divulgar nas redes sociais os momentos proporcionados por elas.
“Convido a população para apreciar as atrações do projeto;* participar da palestra e divulgar estes momentos nas redes sociais;* ajudando a divulgar e promover os eventos da cultura de Tupã. Gostaria de agradecer aos participantes do projeto;* que estão sempre buscando inovar;* especialmente no artesanato”;* convidou Lucas.
Um pouco sobre o Setembro Amarelo
O Setembro Amarelo no Brasil teve início de suas atividades em 2015;* especialmente em Brasília; sendo promovidas principalmente pelo CVV (Centro de Valorização da Vida);* CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria). No dia 10 de setembro é comemorado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.
É também uma campanha nacional de conscientização sobre a prevenção do suicídio;* com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo. A campanha mobiliza a todos para que se envolvam nas ações com o objetivo de prevenção e ainda;* abordagem do tema;* cujos índices são alarmantes;* principalmente entre adolescentes e jovens sendo a 2ª causa de morte entre as idades dos 15 aos 19 anos.
As campanhas do Setembro Amarelo são baseadas em salvamento de vidas por meio de debates;* conversas e divulgação de informações sobre o assunto;* que é considerado ainda um tabu.
Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde;* 800 mil pessoas tiram a própria vida por ano no mundo;* a cada 40 segundos uma pessoa morre por suicídio em algum lugar no mundo;* a cada 3 segundos uma pessoa atenta contra a própria vida.
No presente ano;* em Tupã;* a presente data;* foram registrados 6 casos de suicídios e 51 Notificações Compulsórias de Tentativas de Suicídio; com uma média de 5;*6 tentativas por mês.
Apesar de números alarmantes;* pouco se fala sobre o tema. Muitos acreditam que falar seja ruim;* pois em vez de combatê-lo;* encorajaria as pessoas a praticarem esse ato infeliz. Com intuito de acabar com esse tabu;* foi criada uma campanha de proporções de grande relevância para a nossa população.
Um pouco sobre o Dia Nacional da Juventude
O Dia Nacional da Juventude;* comemorado 22 de setembro;* foi decretado em 2011;* inspirado pelo Dia Internacional da Juventude;* comemorado em 12 de agosto. Este último foi instituído em 1985;* considerado o Ano Internacional da Juventude. No dia 13 de abril é comemorado o Dia do Jovem.
Ambas as datas foram criadas com o intuito de valorizar o grupo de pessoas que são as esperanças para o futuro do mundo. Segundo a ONU;* jovens são pessoas de 15 a 24 anos de idade. Porém;* a juventude é o caráter de quem é jovem;* revela o frescor da vida e a esperança de um futuro melhor.
Mais informações sobre o “Quinta com Arte” estão disponíveis na página da Secretaria Municipal de Cultura no Facebook “Secretaria Municipal de Cultura de Tupã”;* Instagram @secretariadeculturatupa;* por meio da hashtag “#quintacomarte” e pelo telefone (14) 3491-3015.
Tupã