UPA ajuda a reduzir fila de atendimento em hospital para casos graves

Saúde - Segunda-feira, 15 de Outubro de 2018


UPA ajuda a reduzir fila de atendimento em hospital para casos graves

Para melhor atender a população tupãense;* a Prefeitura de Tupã;* por meio da Secretaria Municipal de Saúde;* está reorganizando os serviços de urgência e emergência da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o pronto-socorro do Hospital Santa Casa de Misericórdia.

De acordo com o secretário municipal de Saúde;* Laércio Garcia;* o hospital continua atendendo normalmente todos os dias da semana no regime de 24 horas. No entanto as prioridades no hospital são pacientes referenciados;* com casos clínicos e de emergência;* como por exemplo;* vítimas de acidente;* envenenamento por picada de escorpião;* etc.

“Os atendimentos referenciados são aqueles em que o médico recebe o paciente a princípio na UPA;* mas o caso precisa de uma especialidade para dar continuidade no tratamento;* como um exame mais sofisticado;* encaminhamento à UTI;* centro cirúrgico ou de internação. Então esse paciente vai ser encaminhado à Santa Casa de pronto”;* disse.

Em casos mais simples;* a população deverá procurar primeiramente a UPA e depois;* caso necessário;* será encaminhada para a Santa Casa. Vale lembrar que as UPA’s possuem serviço de qualidade e também funcionam 24 horas por dia;* todos os dias da semana;* para ajudar a resolver grande parte das urgências e emergências;* como pressão e febre alta;* fraturas;* cortes;* infarto e derrame.

As unidades ajudam a diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais. De acordo com dados do Ministério de Planejamento;* nas localidades que contam com UPA;* 97% dos casos são solucionados na própria unidade. Quando o usuário chega às unidades;* os médicos prestam socorro;* controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar a um hospital ou mantê-lo em observação por 24 horas.

“A reorganização em Tupã foi feita para que os dois lugares tenham um atendimento mais eficaz e organizado. O pronto-socorro da Santa Casa;* estava recebendo cerca de 150 pacientes por dia;* que procuravam o local para tratar de gripes;* dores nas costas;* entre outros casos que não são tão graves. Com isso;* faltava eficiência e leitos para atender vítimas mais graves;* como os acidentes;* por exemplo”;* explicou Laércio.

Ainda segundo o secretário;* os atendimentos na UPA são feitos por dois médicos no período de 24 horas;* como era na Santa Casa.

“A equipe de médicos é estruturada;* a UPA está composta com salas de observação e manutenção;* como se fosse uma UTI. O paciente terá condições de aguardar na UPA estabilizado até 36 horas;* para depois ser transferido para uma UTI;* se for o caso.”;* finalizou.

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