Foi encerrada com sucesso nesta quinta-feira (18);* a 18ª edição do Fórum de Debates para o Desenvolvimento de Tupã;* que neste ano abordou os temas “Empreendedorismo Digital” e “Turismo”.
Apostando em temas oportunos e relevantes não só para os empreendedores;* mas também para a população em geral;* o evento superou as expectativas levando informação e conhecimento aos participantes. O Fórum foi aberto na quarta-feira;* com Arthur Shinyashiki.
Empreendedor digital;* co-fundador do Instituto Acelere e CEO do Instituto Gente;* Arthur falou sobre a importância das novas tecnologias para alavancar o sucesso empresarial;* além de dar dicas de como empreender e ganhar dinheiro com a internet.
Já a segunda noite do 18º Fórum de Debates trouxe a mestre em Turismo e ex-secretária de Turismo da cidade de Garibaldi-RS;* Ivane Favero;* que abordou o tema “Turismo: Desenvolvimento Local e Regional”. A turismóloga;* que passou dois dias em Tupã visitando e analisando os atrativos turísticos locais;* iniciou a palestra falando da importância econômica do turismo e sobre as mudanças que o turismo que vêm passando nos últimos anos.
“Nos últimos anos estamos verificando uma mudança no perfil dos turistas;* com o surgimento de novos públicos que estão movimentando o setor. Outra mudança é na motivação que move os turistas;* que cada vez mais estão definindo seus destinos em busca de experiências. Cada vez mais o turismo precisa oferecer experiências e estas experiências devem ser acompanhadas de serviços e atendimentos de qualidade”;* afirmou.
Ivane também apresentou um diagnóstico sobre o turismo em Tupã. Após visitar os principais atrativos do município;* a especialista considerou que a cidade tem um enorme potencial turístico a ser trabalhado e falou com entusiasmo e otimismo sobre o futuro do turismo local.
“Tupã tem todas as condições de se tornar;* de fato;* uma cidade turística. Vocês têm aqui um grande potencial;* mas que precisa ser melhor trabalhado. O distrito de Varpa;* por exemplo possui um riqueza étnica;* histórica e cultural que pode ser explorado de diversas formas”.
Além de Varpa;* Ivane também apontou como outros potenciais produtos turísticos a presença indígena e influência japonesa. “A questão indígena é algo muito presente em Tupã e que pode atrair visitantes interessados em conhecer e viver essa experiência. A influência japonesa;* que já está sendo bem explorada através do Nippon Fest;* também pode ser ampliada e diversificada;* potencializando o alcance dessa festa”.
A palestrante também parabenizou a prefeitura pela realização do evento;* e lembrou que o turismo precisa do apoio do poder público;* mas é desenvolvido essencialmente pela iniciativa privada.
“O poder público pode incentivar e fortalecer o turismo através de ações que possam levar conhecimento e informação;* que podem sensibilizar os empreendedores do turismo a como transformar seu atrativo em um verdadeiro produto turístico. Ações como este Fórum de Debates são fundamentais para dar um novo impulso para o turismo local e por isso gostaria de parabenizar o prefeito Ricardo Raymundo por estar aqui conosco e por realmente buscar alternativas para fortalecer o turismo em Tupã e para fazer do turismo um instrumento para o desenvolvimento do turismo;* gerando emprego e renda para a população”.
Ivane abordou ainda várias outras questões para a consolidação do turismo em Tupã;* como a criação de produtos baseados na produção local com potencial para se tornar uma marca e atrair turísticas;* como o é o caso do amendoim ou das empresas de fotografia e formatura; além da regionalização do turismo e o apoio e envolvimento da população.
“Nestes dois dias eu constatei que vocês são um povo hospitaleiro e isso é fundamental para que uma cidade turística. Por outro lado;* percebi também um certo desânimo e descrença com relação ao turismo. Isso precisa mudar. Se a própria população não acredita que sua cidade pode ser turística;* como convencer os turistas de que terão boas experiências em Tupã? É preciso que haja uma união entre a iniciativa privada;* poder público e população;* é preciso resgatar o amor pela cidade;* é preciso ter otimismo;* ter muita força de vontade e acima de tudo;* muito trabalho. E os resultados aparecerão normalmente”;* concluiu.
Box
Prefeito Ricardo faz balanço positivo do evento
Ao final da palestra sobre Turismo;* o prefeito Ricardo Raymundo fez um balanço do 18º Fórum de Debates para o Desenvolvimento de Tupã e avaliou positivamente as palestras e os temas abordados este ano.
“O Fórum de Debates deste ano foi muito gratificante e enriquecedor. Várias idéias sobre atitude digital foram apresentadas na quarta-feira com Arthur Shinyashiki;* que ajudarão sobretudo os jovens que estão entrando no mercado de trabalho e que cresceram na era da informática;* na era digital. Com certeza teremos uma gama muito grande de negócios para ser exploradas e desenvolvidas através da informática e da era digital. E na segunda noite tivemos uma importante e enriquecedora palestra sobre turismo com a Ivane Favero. Ela compartilhou conosco suas experiências como secretária de Turismo da cidade gaúcha de Garibaldi e fez uma análise dos nosso potencial turístico e apresentou várias sugestões para criarmos produtos turísticos que possam oferecer experiências e vivências capazes de atrair cada vez mais visitantes”.
Já o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico;* Marcus Zanelato;* destacou que as palestras trouxeram;* além do conhecimento;* propostas concretas e viáveis para o desenvolvimento econômico do município. “O saldo desse Fórum de Debates foi extremamente positivo. Tivemos dois temas muito relevantes para nossa realidade. O primeiro foi o empreendedorismo digital que é algo que certamente possui relevância a nível mundial através da revolução tecnológica e que pode trazer novas oportunidades para nossa população. O segundo tema foi turismo;* que é de grande importância para nós;* que somos Estância Turística. A palestra mostrou que muitas cidades não nasceram turísticas e conseguiram ser tornar destino turístico com o envolvimento da população;* o apoio do poder público e a disposição da iniciativa privada. E Tupã também pode sim;* se tornar uma cidade turística;* basta a gente acreditar;* se unir e trabalhar com afinco”;* afirmou.
Elogios
O sucesso do Fórum de Debates deste ano também pode ser comprovado pela aprovação do público;* que também elogiou os temas e os palestrantes. A comerciante Odília Mendes de Freitas Reis;* considerou o evento positivo e parabenizou a prefeitura pela escolha das palestras.
“Para mim foi experiência muito boa. Vim com meu esposo para aprender. Somos comerciantes e estamos tendo uma experiência muito boa. As palestras foram muito enriquecedoras e ouvimos muitas ideias boas e agora vamos tentar pôr em prática o que a gente ouviu aqui
Já a professora Natália Dadario;* que levou os alunos para assistir às palestras;* também elogiou o evento. “A palestras do Fórum deste ano foram muito oportunas. Eu vim acompanhando os alunos;* para que essa nova geração que está vindo também se sinta participante das ações que movimentam a cidade e também para ela possa conhecer as possibilidades de desenvolvimento do município”;* .
O empresário André Faldão elogiou o evento e destacou a importância da palestra sobre turismo para que a população tupãense possa despertar para as riquezas que a cidade possui. “Achei a palestra muito interessante. Ela tocou em um ponto fundamental;* que é despertar a população para as jóias que temos aqui e muitas vezes estão apagadas;* riquezas que a gente convive e não percebe. Por isso;* precisamos inicialmente agradar quem já vive aqui e quando tivermos um ambiente agradável naturalmente os outros visitantes aparecerão e é assim que o turismo vai se fomentando e passando a gerar riquezas para o município”.
Tupã