Após cinco dias de intensas discussões;* foi encerrada na última sexta-feira;* a 1ª Conferência Municipal de Turismo. Realizada pela Prefeitura de Tupã;* por meio da Secretaria Municipal de Turismo;* em parceria com o COMTUR (Conselho Municipal de Turismo);* o evento reuniu representantes de vários setores ligados ao turismo com objetivo de diagnosticar a realidade;* as dificuldades e as necessidades de cada setor.
Com reuniões setoriais diárias;* os trabalhos foram iniciados com representantes de Restaurantes e Bares;* seguido de Hotéis e Similares; Atrativos Turísticos e Rurais; Agências de Turismo ou Agências de Transporte de Turismo e encerrados com representantes das Agências de Publicidade ou Promotores de Eventos.
Além dos representantes setoriais;* as discussões também contaram com participação efetiva de outros segmentos da sociedade;* incluindo Câmara Municipal;* associação de moradores;* Sindicato dos Empreendedores de Turismo Rural da Alta Paulista (SETRAP);* artesãos;* empresários;* entre outros.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e secretário interino de Turismo;* Marcus Zanelato;* o resultado da Conferência Municipal de Turismo pode ser considerado extremamente positivo por trazer a comunidade para discutir o turismo e ajudar a definir;* em consenso;* as prioridades para o setor.
“Avaliação que fazemos da 1ª Conferência Municipal de Turismo é excelente;* pois tivemos durante esses cinco dias a participação de muitos empresários e representantes de diversos segmentos da sociedade. É a primeira vez que o poder público;* representado pela Prefeitura e pela Câmara Municipal;* juntamente com o COMTUR;* consegue mobilizar a comunidade para discutir o turismo. E isso vem de encontro com aquilo que o prefeito Ricardo Raymundo considera prioridade;* ou seja;* trazer e ouvir a população;* para juntos;* definirmos aquilo que é necessário para fortalecer o turismo em Tupã”.
Zanelato também elogiou o interesse e comprometimento dos participantes;* que tornaram as discussões produtivas e oportunas. Segundo ele;* após as reuniões foram definidas várias prioridades para o turismo;* incluindo a escolha da identidade turística do município e os subprodutos turísticos que podem ser explorados para ampliar o potencial turístico tupãense.
“Também vamos visitar in loco todos os segmentos relacionados ao turismo para podermos colher mais informações e juntamente com o que foi debatido nessa conferência iniciar o processo de revisão do Plano Diretor de Turismo;* previsto para o próximo ano. O nosso objetivo é tornar o nosso Plano Diretor de Turismo mais específico às nossas necessidades e para isso pretendemos incluir;* na medida do possível;* as sugestões que foram apresentadas durante as reuniões setoriais. A população pode ficar tranquila porque o nosso compromisso;* com o apoio do prefeito Ricardo Raymundo;* é tirar as coisas do papel e da teoria e aplicá-las na prática;* com seriedade e planejamento;* definindo e trabalhando as prioridades a curto;* médio e longo prazo”.
Outra prioridade será buscar parcerias com a iniciativa privada para a divulgação dos atrativos e da infraestrutura turística do município e também para desenvolver um trabalho de sensibilização;* com objetivo de convencer a população de que o turismo pode;* realmente;* se tornar uma ferramenta para geração de empregos e renda no município.
“A gente sabe da falta de credibilidade que o turismo tem desde 2002;* em função da frustração de alguns projetos turísticos que eram para acontecer e não aconteceram. Mas o que nos motiva muito é que muitas pessoas;* inclusive pessoas da área do turismo;* visitam a nossa cidade e ficam encantadas com o extraordinário potencial turístico que nós temos. Sabemos das dificuldades que todas as cidades estão enfrentando na parte financeira;* e Tupã não é diferente. Por isso;* vamos procurar manter essa união demonstrada na Conferência de Turismo para buscar apoio junto à iniciativa privada a fim de divulgar a estrutura turística que Tupã oferece e viabilizar ações que possam fazer a população acreditar e investir no turismo como instrumento de desenvolvimento da nossa economia”;* avaliou.
O presidente do COMTUR;* Wagner Luques;* também elogiou os resultados da Conferência Municipal de Turismo;* que segundo ele;* ajudará a nortear as próximas ações no setor. “A participação que tivemos durante a conferência comprova que a população quer e defende o fortalecimento turismo. As reuniões foram muito produtivas e permitiu que não só os representantes dos setores ligados ao turismo;* mas também toda a população pudesse expor aquilo que eles consideram necessário para que o turismo possa crescer cada vez mais em nosso município. E o COMTUR;* como órgão deliberativo e fiscalizador estará trabalhando e cobrando a Secretaria de Turismo para que essas providências sejam efetivadas. E como apoio e união de todos;* tenho certeza que nós vamos conseguir fazer o turismo realmente avançar com a gente pretende”;* elogiou.
Já o prefeito Ricardo Raymundo parabenizou o COMTUR e todos os participantes da conferência e ressaltou a importância da iniciativa privada e da população para a consolidação do turismo. “Discussões como essa são de fundamental importância porque ajudam a esclarecer que o turismo não depende só da prefeitura;* mas também da iniciativa privada;* que é de fato responsável pelos investimentos nos atrativos e da população;* que precisa acreditar e pode contribuir para que Tupã se torne realmente uma cidade turística. Estamos fazendo a nossa parte;* fazendo aquilo que a lei permite;* buscando instrumentos para capacitar;* orientar e qualificar cada vez mais os empreendedores e sensibilizar a população sobre a importância do turismo como fonte viável de geração de empregos e renda. Precisamos entender que não basta apenas criticar;* precisamos sim;* da união em torno de um objetivo comum;* para discutir e buscar soluções”.
Ricardo também elogiou as prioridades que foram elencadas durante a conferência e informou que a prefeitura vem trabalhando para viabilizar mais uma importante conquista para o turismo;* em parceria com o deputado federal Evandro Gussi.
“Na última quinta-feira;* conseguimos com apoio do deputado federal Evandro Gussi;* incluir emenda impositiva no valor de R$ 1 milhão junto ao governo federal para a construção de três portais temáticos da cidade;* sendo um portal da fotografia;* no trevo da Camap;* portal indígena no trevo principal e portal do amendoim no 3º Distrito Industrial. E futuramente nosso sonho é construir monumentos grandes desses elementos;* o índio;* a fotografia e o amendoim no trevo principal. Dessa forma quem passar por Tupã vai poder identificar algumas das principais características da nossa cidade”;* anunciou.
Tupã