"
A edição de Novembro do Projeto Hip Hop 360 será realizada na Praça de Uso Múltiplo –Aparecido de Barros “Caveira”;* neste sábado (24);* a partir das 15h;* contando com as atrações tradicionais do projeto. Destaque para a participação de Stanley Uzla;* da cidade de Marília;* nos Pockets Shows de Rap e também de exposição sobre a História do Hip Hop.
Realizado pela Prefeitura da Estância Turística de Tupã;* por meio da Secretaria Municipal de Cultura;* em parceria com o movimento Hip Hop de Tupã;* o projeto apresenta a proposta de fazer “um giro cultural na cidade”.
O Hip Hop 360 é um projeto criado pela atual administração que valoriza artistas amadores;* profissionais e leva a cultura Hip Hop para conhecimento da população;* com um ambiente familiar;* atrações para todas as idades e presença de convidados que levam conhecimento e fomentam a cultura.
Renato Gonzalez;* secretário municipal de Cultura;* destacou que a edição deste mês fará parte da programação da “Semana Cultural da Consciência Negra de Tupã”. Ele concluiu convidando a população para prestigiar e compartilhar.
“Agradeço o apoio dado pelo prefeito Ricardo Raymundo e vice Caio Aoqui. Convido a população para prestigiar e compartilhar as atrações temáticas desta semana;* lembrando que a edição de Novembro do projeto Hip Hop 360 está incluído na programação e contará com exposição sobre a história do Hip Hop”;* disse.
Programação
A programação da Semana Cultural da Consciência Negra foi aberta com o Workshop: “Artes e Estéticas Afro-brasileiras”;* ministrado por Luciara Ribeiro;* na Biblioteca Municipal;* nos dias 19 e 20 de novembro. Uma realização da Poiesis - Organização Social de Cultura;* Oficinas Culturais do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Tupã.
Hoje (23);* a partir das 19h;* na Praça de Múltiplo Uso;* será realizado o “1º Encontro de Capoeira”;* com o Grupo Modelo e Cidadania. Ainda hoje (23);* a partir das 19h;* no Espaço das Artes;* será realizada oficina de Dança Afro;* por meio do programa Oficinas Culturais de Tupã.
O destaque da programação ficou para amanhã (24);* com a realização do Projeto AFROFEST;* a partir das 14h;* também na Praça de Múltiplo Uso;* em parceria com a ONG Umont. Concomitantemente será realizada a Promoção da Igualdade Racial;* por meio de distribuição de material informativo. A partir das 15h será realizada a edição de novembro do Projeto Hip Hop 360;* em parceria com o movimento Hip Hop de Tupã.
A programação da Semana Cultural da Consciência Negra será encerrada na próxima segunda-feira (26);* com a oficina de graffiti;* com o tema: “África”. A atividade será realizada no Projeto Guri;* localizado na Avenida dos Universitários;* 145;* a partir das 8h.
Um pouco sobre o Hip Hop
O movimento Hip Hop se originou em meados da década de 1970;* no subúrbio de Nova Iorque;* que apresentavam população predominantemente negra e latina. Afrika Bambaataa é considerado o pai do Movimento Hip Hop;* estabelecendo quatro pilares para a cultura Hip Hop: DJing;* Rap;* Breakdance e Graffiti. Desde seu surgimento a cultura sofreu grande expansão mundial.
Serviço
Mais informações sobre “Hip Hop 360”;* Semana Cultural da Consciência Negra;* workshop ""Artes e Estéticas Afro-Brasileiras"" e demais projetos;* estão disponíveis na página oficial da Secretaria no facebook: “Secretaria Municipal de Cultura de Tupã”;* no Instagram: @secretariadeculturatupa e também pelo telefone (14) 3491-3015.
"Tupã