Fase Regional do Mapa Cultural Paulista para região de Marília começa dia 22 de Setembro

Planejamento e Infraestrutura - Quinta-feira, 05 de Setembro de 2013


Fase Regional do Mapa Cultural Paulista para região de Marília começa dia 22 de Setembro

A Prefeitura da Estância Turística de Tupã, através da Secretaria Municipal de Cultura, parabeniza todos os representantes da fase regional do mapa Cultural Paulista 2013/2014, que neste ano contou com o maior número de inscritos de todos os tempos na fase municipal.

“Esta edição foi especial na Estância Turística de Tupã, obteve o maior número de inscritos de todos os tempos, e todos com excelentes trabalhos, mostrando a qualidade dos artistas de nosso Município, foi muito difícil, para os jurados chegarem a um consenso, o que nos deixou bastante satisfeito com o que vamos levar para a fase Regional, pois como sempre afirmo Tupã é um verdadeiro celeiro de artistas com grande potencial e todos estes que estão nesta fase irão representar muito bem nosso município com sua arte”. Comentou o secretário de Cultura Charles dos Passos.

O Prefeito em exercício Thiago Santos ressaltou a importância do Mapa Cultural a nível estadual e a importância de termos representantes nesta fase.

“Sabemos que o Mapa é uma das mais importantes políticas culturais do Estado de São Paulo do ponto de vista informativo, formativo e de circulação de artistas do interior do Estado e que nenhum estado no Brasil todo possui um programa parecido, termos nossos artistas na fase regional já é motivo de alegria e orgulho para o município, tive o prazer de conferir o alto nível dos trabalhos que levaremos para essa próxima fase e quero parabenizar desde já aos artistas que estarão representando o nome da Estância Turística de Tupã na fase regional do Mapa Cultural Paulista.” Garantiu Thiago.

A etapa Regional do Mapa Cultural Paulista para a região de Marília a qual nossa Estância pertence, começa a partir do dia 22 de setembro onde a expressão dança estará se apresentando na cidade de Garça. O evento será realizado no Teatro Municipal de Garça às dezenove horas.
No sábado dia 27, a partir das vinte horas, os representantes Tupãenses da expressão literatura, Ophélia de Oliveira com a obra “Mulher na frente do Fogão”, Elianai Lee Maestrello com “O Poder da Terceira Idade”, Paulo Pinheiro-Pseudônimo O Vingador com “Acerto de Contas” Luis Fernando Costa Trevisan com “Apenas um Sonho” , Carlos Marcos Faustino com “Paraíso das Baratas” e o poema “Trilhos e Teias”, Eduardo Duran com “Um Dia” e Helber Lange Obregon com “Encontrar-te”, estarão no município de Tarumã com suas obras sendo avaliadas pelo júri responsável pelo Mapa Cultural Paulista 2013/2014.

Já no domingo dia 29, o Teatro Municipal “Lucila Nascimento” em Paraguaçu Paulista recebe o Espetáculo “Kworo Kango-Histórias e Memórias”, com classificação indicativa para 16 anos, do Grupo Fênix de Teatro em horário a ser definido pela comissão. A apresentação faz parte da fase Regional da Expressão Teatro do Mapa Cultural. A entrada para o Espetáculo é gratuita e os ingressos começam a serem distribuídos uma hora antes da apresentação.

A Fase Regional do Mapa Cultural se estende até outubro e no dia 04 do próximo mês Valdemar Mozena Filho, representará Tupã na categoria música Instrumental também, no Teatro Municipal de Paraguaçu Paulista “Lucila Nascimento” a partir das vinte e trinta horas.

A Expressão vídeo representada pelo curta, “Super Mandruvá contra o celular” das Produções Ágape será apresentado na cidade de Marília, no dia 05 de outubro, na Sala de Projeção Municipal “ Emilio Peduti Filho” a partir das vinte horas.

Finalizando a Fase Regional com os representantes da expressão Artes Visuais sendo avaliados no Mapa Cultural Paulista 2013/2014, no dia 06 de outubro uma exposição na cidade de Garça na Galeria Municipal de Artes Edith Nogueira Santos, tendo nosso município como representantes, na categoria Artes Plásticas os Tupãenses Cleiton Rocha da Silva, Regina Helena Abromawischos e Tomoko Yoshida Araújo, já na categoria Desenho contamos com o trabalho de Wilson Rodrigues Morosin Junior, e os representantes da categoria Fotografia Valdecir Ravazi (Til), Bruno Ângelo de Souza (BOB) e Thais Igarashi.

Mapa Cultural
Criado em 1995, o Mapa Cultural Paulista tem o objetivo de fomentar as produções culturais do interior, revelando valores em segmentos que não teriam acesso aos meios de comunicação e com pouca visibilidade no meio cultural. Durante a realização do evento, são selecionados artistas de 13 regiões administrativas do Governo do Estado para participar de atividades culturais distribuídas em quatro fases.

Em todas elas, os artistas que se destacam apresentam seus trabalhos, primeiro no município de origem, depois na região em que está inserido e, ao final, na fase estadual, na capital paulista, teatro, dança, artes visuais, canto coral, música instrumental, literatura e vídeo são as expressões artísticas contempladas no projeto, que juntas revelam o mapeamento cultural de São Paulo. Cabendo a cada município incentivar seus artistas locais a participarem deste programa.

Na Fase Estadual, todos os selecionados da Fase Regional participam de um evento na Cidade de São Paulo. Objetivando ampliar o conhecimento das obras, dos artistas participantes e do programa.

A partir desta fase serão produzidos os materiais de registro desta edição, composto por antologia, catálogo, CD´s e os DVD’s que serão entregues em forma de premiação aos participantes.

Os selecionados participarão de uma Mostra Estadual a realizar-se na Capital – São Paulo, no primeiro semestre do ano de 2014, em período a ser definido oportunamente.

Tendo promovido para cada uma das expressões um encontro entre os artistas participantes, profissionais do Júri correspondente e profissional convidados, contribuindo no caráter informativo, fomentando a produção cultural de todo o Estado de São Paulo.

O material gráfico necessário para a realização desses eventos será por conta da Abaçaí Cultura e Arte. Onde a articulação e negociação com parceiros que dêem notoriedade aos eventos realizados na capital, os custos de produção desses eventos e as despesas com a realização da Mostra na cidade de São Paulo também serão de inteira responsabilidade da Abaçaí Cultura e Arte, cabendo apenas aos municípios arcar com o transporte, hospedagem e alimentação de seus artistas.

“Ter o nome de nossa Estância Turística representada por tantos nomes e nas diversas expressões na fase regional do Mapa Cultural, já é motivo de grande satisfação, e cabe a nós do poder público incentivar nossos artistas a correrem em busca de seus sonhos na área cultural, acredito no ditado que diz que um sono que se sonha só, é apenas um sonho, mais um sonho que se sonha junto é o começo da realidade, e é isto que estamos fazendo sonhando junto com eles e buscando a realização artística de cada um.” Finalizou o secretario de Cultura.


Prefeitura da Estância Turística


Tupã