Para evitar o descarte incorreto de materiais de poda;* capina;* resíduos de madeira;* galhos;* matos e folhas;* a prefeitura;* por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente mantém o aterro Dom Quixote.
O local foi implantado no ano de 2016;* quando o aterro anterior;* (aterro Piva) foi desativado após atingir sua capacidade máxima de descarte. O aterro Dom Quixote funciona em área com cerca de três alqueires;* localizado na estrada do Balneário Sete de Setembro;* na altura do bairro Dom Quixote;* e recebe em media 7;*21 toneladas de resíduos por dia.
De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente;* Anderson Luiz Pereira;* a população;* assim como os podadores de árvores e caçambeiros deve encaminhar os galhos de poda;* folhas ou qualquer tipo de madeira até o aterro;* evitando assim o descarte incorreto;* que pode gerar degradação do meio ambiente;* queimadas inadequadas e acúmulo de animais peçonhentos.
“É necessário que a população entenda e colabore com os nossos serviços e principalmente com o nosso meio ambiente. É importante que os caçambeiros também colaborem e façam o descarte em locais corretos. Assim conseguimos manter a cidade limpa e preservar o meio ambiente”.
Vale lembrar que a Secretaria conta com uma equipe de funcionários realizando a fiscalização dos descartes indevidos. Quem for flagrado depositando restos de árvores ou galhos ou ainda outro tipo de lixo nas estradas ou em locais não apropriados está sujeito à multa no valor de 15 UFMs totalizando R$ 1.182;*30.
Tupã