Em 2019;* o serviço gratuito de castração de caninos e felinos fêmeas será mantido pela prefeitura. O contrato com a empresa que realiza o procedimento foi renovado e 600 animais poderão ser beneficiados. A previsão é de que as castrações tenham início a partir de fevereiro.
De acordo com o responsável pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde;* Robison Luís Pereira;* os machos serão castrados pelo veterinário responsável do CCZ;* também de maneira gratuita.
“A cirurgia é segura e favorece a recuperação do animal de maneira rápida. O procedimento é executado com anestesia geral;* o que proporciona o mínimo de desconforto”;* explicou.
Para se inscrever na lista de espera para castração;* basta que o responsável pelo animal compareça na Secretaria Municipal de Saúde;* munido de documento com foto e comprovante de residência e preencha um formulário com informações do pet. O dono será contatado posteriormente e informado da data do procedimento.
Vale ressaltar que no caso das fêmeas;* o procedimento será feito em apenas um animal por residência;* para que o maior número de animais possa ser atendido. Já para os machos;* serão feitos quantos procedimentos forem necessários. Além disso;* associações protetoras;* voluntários independentes e cuidadores de animais também poderão realizar cadastros;* uma vez que fazem o trabalho de captura dos animais de rua.
Importância da castração
A castração traz inúmeros benefícios aos animais. Nas cadelas não castradas;* a incidência de câncer de mama é de 26%. Se castradas antes do primeiro cio;* a incidência cai para 0;*5%. Já nas gatas;* a castração antes dos seis meses de vida previne 90% dos tumores de mama.
Cabe ressaltar que uma cadela com filhotes recém-nascidos precisa esperar de 30 a 40 dias para ser castrada. Para gatos;* o procedimento exige mais rapidez;* pois;* enquanto as cadelas entram no cio a cada 6 meses;* uma gata pode ficar prenha ainda durante o período de amamentação.
“A cirurgia evita também a incidência de várias doenças;* como tumores de próstata e de mama e também ajuda a moldar o comportamento em relação à agressividade;* à demarcação de território e no controle populacional de animais. Por isso;* não deixe de oferecer este benefício ao seu animal”;* finalizou Robison.
Tupã