O mês de janeiro também faz parte de uma aquarela de cores adotadas mensalmente para chamar atenção para assuntos relacionados à saúde humana. Neste sentido;* a campanha Janeiro Branco visa reforçar a importância do cuidado com a saúde mental.
Segundo o site oficial do Janeiro Branco (www.janeirobranco.com.br) a campanha pretende levar à reflexão sobre o sentido e o propósito da vida;* sobre a qualidade de relacionamentos e o quanto os indivíduos conhecem sobre si mesmos;* sobre suas emoções;* pensamentos e comportamentos.
Ainda de acordo com as informações;* janeiro foi escolhido como referência para saúde mental;* porque no início do ano;* as pessoas estão mais propensas a refletirem sobre suas vidas e melhorar coisas que não estão indo bem.
Saúde mental em Tupã
O município de Tupã conta com serviços de atendimento à saúde mental;* estruturados no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II);* Ambulatório de Saúde Mental e também Unidades de Saúde da Família.
Fernando Januário;* diretor de departamento de saúde mental da Secretaria Municipal de Saúde;* explica que o CAPS é um dispositivo fundamental na rede de atenção psicossocial para auxiliar a população no cuidado com a mente.
“A Campanha Janeiro Branco fortalece essa importante rede de atendimento público e social relacionada à Saúde Mental;* que é o CAPS. Assim como existem profissionais especializados para cuidar da nossa saúde física;* não é diferente com a saúde mental. No entanto;* muitas vezes as pessoas acabam se esquecendo de procurar estes especialistas quando as coisas não vão bem”;* comentou. Profissões como psicologia;* psiquiatria e enfermagem podem se especializar para cuidar do bem-estar emocional e psíquico das pessoas.
Com a implantação do CAPS II (em 2017);* alguns serviços já existentes no município foram potencializados em parceria com a Atenção Básica;* Estratégia de Saúde da Família e ações intersetoriais;* melhorando a abordagem;* acolhimento;* tratamento e encaminhamento;* com objetivo de qualificar o atendimento e evitar internações desnecessárias. Em 2018;* 7.471 atendimentos foram prestados à população.
Atendimentos
Para inserção nos serviços de saúde mental;* o usuário pode procurar;* por demanda espontânea ou mediante encaminhamento;* o CAPS;* o Ambulatório de Saúde Mental ou a UBS/PSF a que pertence.
“Todas as pessoas que procurarem pelos serviços de saúde mental serão acolhidas por um profissional de nível superior da equipe técnica;* que ouvirá e identificará a necessidade do indivíduo”;* enfatizou Fernando.
Serviço
O CAPS II de Tupã está localizado na Rua Iracema;* 100;* Vila Sevilha. Os telefones para contato são: (14) 3491-2061 e (14) 3491-2311. O Ambulatório de Saúde Mental fica na Rua Tapajós;* ao lado do Posto de Bombeiros e o telefone para contato é (14) 3441-6200.
Tupã