Dias quentes e chuvosos favorecem proliferação do Aedes aegypti

Saúde - Quinta-feira, 24 de Janeiro de 2019


Dias quentes e chuvosos favorecem proliferação do Aedes aegypti

A Secretaria Municipal de Saúde continua alertando a população sobre cuidados e prevenção com o Aedes aegypti;* transmissor de dengue;* zika vírus e chikungunya. Dias quentes e com maior incisão de chuvas são propícios para a proliferação do mosquito.

A enfermeira do setor combate às endemias;* Juliana Yuri Ueji Begnossi;* alerta que é fundamental manter a vigilância de quintais em dia;* a fim de eliminar possíveis criadouros do mosquito.

“Todo cuidado é pouco e a prevenção sempre será a melhor arma para combater o transmissor. É importante não deixar expostos à chuva recipientes que acumulem água e que são favoráveis à proliferação de larvas do Aedes”;* explica Juliana.

Desta forma;* os moradores contribuem com os agentes de combate às endemias;* que diariamente fazem trabalhos de controle de criadouros casa a casa.

“Dos locais vistoriados;* onde mais são encontrados criadouros são latas;* frascos;* plásticos;* bebedouro de animal e lonas. Por isso;* a atenção com estes recipientes precisa ser redobrada”;* enfatizou a enfermeira.

Casos em Tupã

Até o momento;* não foram registrados casos de zika vírus e chikungunya. Com relação à dengue;* existem dois casos positivos importados de Bauru e da cidade de Porto Nacional;* no Tocantins.

“Outro registro é de uma moradora de Herculândia;* que estava hospedada na casa da avó em Tupã e foi diagnosticada com dengue. No entanto;* o caso é importado de Araçatuba e não entra na somatória de casos em Tupã”;* explicou Juliana. Vale ressaltar que quando casos são confirmados;* a Secretaria Municipal de Saúde imediatamente realiza nebulização do local em raio de 150 metros.

Ajude a combater o mosquito

– Mantenha lixeiros bem tampados;* ralos limpos e com telas;

– Se acumulou água no prato da planta;* lave-o com escova;* água e sabão;* limpe-o semanalmente e preencha os de vasos de plantas com areia;

– Mantenha a lixeira externa fechada;* assim como os tonéis;* para não acumular água da chuva;

– Guarde garrafas em local protegido da chuva ou viradas para baixo;

– Cuidado com as piscinas;* principalmente as sem motor para movimentar a água. A colocação de cloro na água é importante;

– Não deixe lixo acumulado nos pátios e nem jogue na rua;

– Limpe as calhas para que elas não represem água;

– Lave os potinhos de água e comida do cachorro;* com escovas ou buchas;* esfregando bem nas bordas;

– Não deixe pneus em áreas abertas. Eles acumulam água e comumente são focos do Aedes Aegypti;

– Retire água acumulada na área de serviço;* atrás da máquina de lavar roupa;

– Cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas e de hidromassagem;

– Atenção com bromélia;* babosa e outras plantas que podem acumular água;

– Deixe lonas usadas para cobrir objetos;* bem esticadas;* para evitar formação de poças d’água.

- O uso de repelentes também é fundamental para afastar o mosquito.

Prefeitura da Estância Turística


Tupã