A prefeitura de Tupã;* por meio da Secretaria Municipal de Saúde promoveu no último sábado (19);* o curso “Acolhimento com Avaliação e Classificação de Risco”- Protocolo Manchester;* para os enfermeiros da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
De acordo com a secretária municipal de Saúde;* Célia Zeferino;* a capacitação foi ministrada pelo Professor Doutor Marcio Mielo;* no INDEP- Instituto de Ensino;* capacitação e Pós-graduação no município de Marília- SP. O curso teve como objetivo qualificar os profissionais sobre melhorias nos atendimentos à população;* tendo em vista a unidade de trabalho.
“O Acolhimento com a Classificação de Risco consiste em atender todas as pessoas que procuram os serviços de saúde garantindo acessibilidade universal de forma organizada;* é um reorganizador do processo de trabalho”;* explicou.
Dentre os temas abordados no curso;* a secretária destacou alguns: qualificar a relação trabalhador-usuário (humanidade;* solidariedade e cidadania);* alcançar a satisfação do usuário e humanizar o atendimento;* identificar rapidamente os pacientes em situação de risco de morte;* reduzir mortes evitáveis;* organizar fluxos e processos internos;* determinar área mais adequada para tratar o doente que se apresenta ao serviço de emergência;* reduzir o congestionamento nas áreas de tratamento do serviço de emergência;* garantir a reavaliação periódica dos pacientes;* informar aos pacientes e família o tipo de serviço de que necessita e o tempo estimado de espera;* dentre outros pontuais assuntos.
Célia lembrou que a UPA sempre trabalhou com a classificação de risco;* mas que está em aperfeiçoamento;* aprimoramento e implantação de protocolo mais conhecido e reconhecido nacional e internacionalmente;* que visa atender melhor as necessidades funcionais devido à organização estabelecida em seus fluxogramas.
“O curso é mais uma oportunidade de atualização. A maioria dos profissionais participou do curso. Àqueles que não tiveram a possibilidade de participar no último dia 19;* será agendado uma nova data;* para que todo o corpo de enfermeiros participe da capacitação”;* finalizou.
Tupã