A prefeitura de Tupã já está realizando a impressão dos carnês para o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para o ano de 2019. A primeira parcela tem vencimento no dia 10 de março. Estão sendo impressos 28.443 mil carnês.
O secretário municipal de Finanças;* Cláudio Zopolato;* informou que a entrega dos carnês deverá acontecer nos próximos dias. A entrega será realizada normalmente pelos correios.
“Os carnês dos parcelamentos já estão prontos e devemos receber nos próximos dias. O envio será feito pelos correios. Já os carnês do IPTU estão sendo gerados e acreditamos que no máximo em 10 dias vamos receber e entregar também pelos correios. Realizamos todo o processo com antecedência necessária para que não haja atraso na entrega dos carnês neste ano”;* ressaltou.
Cláudio Zopolato explicou ainda que os contribuintes que realizarem o pagamento dos carnês à vista terão desconto de 15% sobre o valor do imposto até a data de vencimento. Os contribuintes que optarem pelo pagamento parcelado em até 10 vezes;* terão desconto de 10% sobre o valor do imposto pagando a 1ª parcela também na data de vencimento.
“Quero salientar que é necessário que os contribuintes estejam sempre em dia com os carnês do IPTU e taxas municipais. Pagando sempre em dia os impostos e taxas com a municipalidade;* o cidadão estará contribuindo com o município;* com a manutenção de diversos serviços e melhorando a qualidade de vida da população e do meio ambiente. Além disso;* o IPTU é fundamental para incrementar a capacidade de investimento da prefeitura e é um imposto que retorna aos contribuintes em benfeitorias em todas as áreas administrativas como saúde;* educação;* obras;* cultura;* esporte;* turismo;* entre outras”;* disse.
O desconto é aplicado apenas no valor do tributo e não contempla as taxas;* de acordo com o que determina a Legislação Municipal. Neste ano;* não houve elevação no valor do IPTU;* apenas a correção de 3;*86 da Unidade Fiscal do Município (UFM). A previsão de arrecadação neste ano é de cerca de R$ 30 milhões.
Inadimplência em 2018
O secretário destacou ainda que no ano de 2018;* segundo levantamentos;* foram de aproximadamente 35% de inadimplentes. “Estamos realizando levantamentos e até o momento temos o número de 30 a 35% de inadimplência para 2018;* mas até o final desse mês teremos os números oficiais”;* explicou.
O Secretário ressaltou ainda sobre a substituição da taxa de iluminação. “Não tem substituição;* ela continua normalmente como sempre foi. Orientamos que a população pague os carnês e
Tupã