O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Tupã (PAT) divulgou ontem o balanço dos atendimentos prestados à população no mês de janeiro. De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico;* Marcus Zanelato;* no mês passado PAT registrou um total de 1.660 atendimentos incluindo todos os serviços ofertados gratuitamente à população;* como emissão de Carteira de Trabalho;* entrada no pedido do Seguro Desemprego;* disponibilização de ofertas de trabalho;* encaminhamento de currículos intermediação para vagas de emprego;* entre outros.
Um dos destaques do PAT no mês passado foi novamente os pedidos por Carteiras de Trabalho;* sendo emitidas mais 164 unidades;* número que superou a média mensal;* que é de 100 carteiras/mês.
Zanelato explicou que a procura foi ainda maior que o número de documentos emitidos e que muitos pedidos não puderam ser atendidos devido à falta de novas Carteiras de Trabalho;* já que o Ministério de Trabalho;* em Brasília;* reduziu consideravelmente o número de documentos enviados para Tupã.
“Tupã recebia do Ministério do Trabalho uma média de 300 Carteiras de Trabalho por mês;* sendo 200 novas carteiras numeradas e outras 100 carteiras para segunda via ou continuação. Em janeiro;* entretanto;* o PAT de Tupã recebeu apenas 100 carteiras novas e graças ao empenho da nossa equipe foram viabilizadas mais 64 carteiras;* totalizando em 164 o número de Carteiras de Trabalho emitidas no mês passado”;* explicou.
O secretário de Desenvolvimento Econômico informou ainda que a diminuição do número de Carteiras de Trabalho se deve à transição do governo federal não atinge apenas Tupã;* mas todo o estado. “Com a mudança no governo federal e as mudanças no Ministério do Trabalho tivemos uma redução considerável no número de Carteiras de Trabalho encaminhadas para o PAT de Tupã. Apesar disso nossa equipe tem se desdobrado para atender o maior número de pessoas;* principalmente aquelas pessoas que já conseguiram uma oportunidade de emprego e que precisam de Carteira de Trabalho para serem contratados. Também pedimos a compreensão de todos já que esse é um problema que atinge todo o estado e que que compete ao Ministério do Trabalho resolver já que ele é órgão responsável pelo envio das carteiras. Enquanto a situação não é normalizada a equipe do PAT tem se desdobrado para atender o maior número de pessoas e da melhor maneia possível”;* explicou.
Ele destacou que o PAT de Tupã também intermediou a contratação de mais 59 trabalhadores;* o que representa uma média de quase 2 contratações por dia. Além das vagas já contratadas o PAT também está selecionando currículos para uma empresa que pretende preencher mais 50 postos de trabalho em março.
Zanelato explicou que o trabalho de intermediação é feito pelo PAT através da divulgação das vagas de emprego que estão sendo oferecidas pelas empresas e do cadastramento dos profissionais que buscam ingressar ou que estão em busca de uma recolocação profissional. As informações são cruzadas e o PAT encaminha para as empresas trabalhador cujo perfil mais se encaixa às necessidades e exigências de quem está ofertando a vaga de trabalho.
Para se cadastrar;* basta o interessado comparecer à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico;* localizada na avenida Tapuias;* 907;* sala 2 (ao lado da escola estadual Professora Helena Pavanelli Porto);* munido do RG;* CPF;* carteira de trabalho e um currículo atualizado.
O cadastro também pode ser realizado no site do sistema Emprega Brasil (www.empregasabrasil.mte.gov.br). No site;* o candidato tem acesso às vagas de emprego mais adequadas ao seu perfil em todo o estado e país e também permite ao empregador anunciar gratuitamente vagas de trabalho para preenchimento pelos candidatos cadastrados no site.
Mais informações sobre o PAT também podem ser obtidas pelos telefones (14) 3496-4038;* (14) 3496-4605 e (14) 3496-4655.
Tupã