Professora desenvolve projeto de incentivo à formação de jovens leitores na EMEF João Geraldo Iori

Planejamento e Infraestrutura - Quarta-feira, 11 de Setembro de 2013


Professora desenvolve projeto de incentivo à formação de jovens leitores na EMEF João Geraldo Iori

“Pequenos narradores: semeadores da leitura”;* trabalha indicação literária e contação de histórias por alunos

Uma das principais propostas da escola é expandir a leitura;* já que a leitura é uma ferramenta fundamental para transformar a sociedade. Pensando nisso;* a professora Marcimiliana Aparecida Moureira elaborou e está desenvolvendo o projeto “Pequenos Narradores: semeadores da leitura” com os alunos do 5º ano B da EMEF João Geraldo Iori.
Segundo a professora que idealizou o projeto;* a finalidade é proporcionar o desenvolvimento dos alunos através de uma atividade simples;* mas cheia de simbolismo;* como elaborar uma indicação literária; participar da formação de grupos de leitores;* a fim de levar a leitura para diversos lugares da comunidade; formar contadores de histórias;* ensinar o aluno a praticar a leitura em voz alta e estimular o aluno a ler pelo simples prazer de conhecer o mundo à sua volta.
Para buscar estes objetivos;* a professora realizou um trabalho em sala de aula em que apresentou a biografia e obras de diversos autores como Ana Maria Machado;* Lygia Bojunga;* José Saramago;* Chico Buarque;* Alice Vieira;* Tatiana Belinky;* Fernando Sabino;* Eva Furnari;* Antoine de Saint - Exupéry ;* Cecilia Meirelles e outros. A partir dos autores;* os alunos foram preparados para realizar indicações literárias e contar as histórias dos livros que leram para os demais alunos. Aos finais de semana;* os alunos levam livros para casa;* fazem a leitura com os familiares e depois apresentam suas experiências para a sala.
Os alunos realizam as indicações literárias não apenas na sala de aula;* mas para a escola inteira;* em alguns momentos dentro de outras salas e também toda sexta-feira no momento do Hino Nacional e apresentações. Isso já se tornou um hábito e trouxe bons resultados;* pois alunos de outras séries se interessam pelos livros apresentados e também desejam fazer indicações;* expandindo o projeto para toda escola.
Avaliando o projeto por meio de um questionário;* a professora percebeu também que os alunos não tinham o hábito de ler diferentes gêneros. A preferência era por histórias em quadrinhos. Agora;* segundo Marcimiliana;* os alunos se interessam por vários tipos de textos;* como relata a aluna Agatha;* “antes não me interessava por livros;* mas quando a professora começou a ler e apresentar as obras fiquei muito ansiosa para conhecer outras histórias e o projeto me incentivou a ler;* conheci autores que nem sabia que existia”. A aluna Laura ressalta que “este projeto é espetacular;* vale mais que ouro;* me fez descobrir um livro que me incentivou a ler;* quando a professora lê;* fico parecendo a menina que vivia no mundo da lua;* um dos melhores livros que li da autora Luciana Savaget. Também adoro fazer indicações literárias e inventar histórias.”
Outros alunos;* como a aluna Pâmela;* ficam emocionados quando vão à sala de leitura: “ O projeto me inspirou a ler;* adoro ir à sala de leitura;* pois entro em contato com muitos livros e fico fascinada com as histórias;* parecendo até que estou em outro mundo”.
Segundo a professora Marcimiliana;* o projeto trouxe muitas transformações na vida dos alunos;* pois passaram a escrever melhor e estão tendo facilidade para ler e interpretar textos. “Está sendo gratificante ouvir os depoimentos dos alunos e ver o progresso de cada um deles em relação à leitura e escrita;* mas não vamos parar por aqui;* os alunos do 5º ano B ainda têm muito trabalho pela frente;* o de semear a leitura em outros lugares da comunidade”;* comenta a professora.
A Equipe Gestora relata que esta iniciativa desperta o interesse e gosto pela leitura de um modo geral. Outros professores da EMEF João Geraldo Iori também se apropriaram desta estratégia para fazer com que seus alunos consigam ler e escrever melhor. Relatam ainda que;* após o início do projeto;* alunos de outras salas pedem para fazer a indicação literária no momento das apresentações que ocorrem às sextas-feiras no pátio da escola;* no início das aulas.
Marcimiliana diz que “Pequenos narradores: semeadores da leitura” é um projeto que está dando certo e se expandindo.

Prefeitura da Estância Turística


Tupã