Procon de Tupã soluciona mais de 93% das reclamações recebidas

Educação - Sexta-feira, 08 de Fevereiro de 2019


Procon de Tupã soluciona mais de 93% das reclamações recebidas

Um dos serviços oferecidos pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico mais requisitados pela população;* o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON) registra uma média de 400 atendimentos por mês.

De acordo com balanço divulgado pelo titular da Pasta;* Marcus Zanelato;* o órgão de proteção e defesa do consumidor registrou 4.818 atendimentos em 2018;* um aumento de quase 20% em relação a 2017;* quando foram prestados 4.052 atendimentos.

Ele revelou também que 2.491 atendimentos;* ou seja quase a metade dos casos atendidos de janeiro a dezembro no ano passado;* foram simples consultas;* que são situações em que;* embora haja relação de consumo;* a equipe do Procon esclarece e orienta o consumidor em um único momento;* sem a necessidade de contatar qualquer fornecedor.

Segundo Zanelato;* o balanço de 2018 inclui ainda 1.245 atendimentos preliminares;* em que o Procon realiza em um único atendimento;* por telefone;* a intermediação entre fornecedor e consumidor para a solução do caso apresentado.

Além disso foram encaminhadas 316 Cartas de Informação Preliminar (CIPs);* documento elaborado pelo Procon e dirigido ao fornecedor;* com objetivo de obter maiores esclarecimentos sobre o problema apresentado pelo consumidor e buscando a solução do caso.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico;* um dos fatores que contribuíram para aumento na procura pelo Procon foi o alto índice de resolutividade alcançado pelo órgão em Tupã.

No ano passado o Procon de Tupã solucionou ou ajudou a solucionar 93;*5% das reclamações apresentadas pela população. E esse alto índice de resolutividade;* segundo o secretário;* é resultado do empenho;* da seriedade e do comprometimento da equipe responsável pelos atendimentos.

“O Procon funciona com envolvimento direto junto aos consumidores para que;* dessa forma;* exerça a sua função e cumpra as suas principais atribuições junto ao direito do consumidor;* protegendo;* educando;* orientando e informando os consumidores para o pleno e consciente exercício de seus direitos. E os resultados positivos que estamos obtendo faz com que a população procure cada vez mais o Procon de Tupã para fazer valer e ter seus direitos de consumidor respeitados”;* analisou Zanelato.

Ranking de reclamações

Zanelato informou ainda que o balanço divulgado pelo Procon também revelou os setores que receberam maior número de reclamações dos consumidores tupãenses no ano passado.

A exemplo dos anos anteriores as categorias Serviços Essenciais e Assuntos Financeiros lideraram o ranking de reclamações em 2018. “Dentre os atendimentos realizados no ano passado;* a categoria que mais recebeu reclamações dos consumidores foi de Serviços Essenciais;* que incluem telefonia;* água e luz;* entre outros;* que foram responsáveis por 1.368 atendimentos. Já o segundo lugar no ranking de reclamações foram os Assuntos Financeiros;* que totalizaram 975 atendimentos”;* afirmou.

Intermediando as incompatibilidades entre os consumidores e as entidades comerciais que fornecem bens e serviços;* no sentido de conduzir as duas partes para um acordo;* o Procon de Tupã atende ininterruptamente de segunda a sexta-feira das 7h30 às 17 horas;* no prédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico;* localizado na avenida Tapuias;* 907;* sala 9 (ao lado da escola estadual Helena Pavanelli Porto). Mais informações sobre o órgão de proteção e defesa do consumidor também podem ser obtidas pelo telefone (14) 3491-5395.

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