O acervo do Museu dos Tropeiros continua recebendo doações que relembram grandes tropeiros que fizeram história não só em Tupã;* mas em cidades da região. Recentemente;* o museu foi contemplado com uma capa;* que pertenceu ao pioneiro Luiz Zangirolami;* em meados das décadas de 20 e 40.
A doação foi feita por Luiz Alberto Pawlck;* da cidade de Osvaldo Cruz;* que era neto do pioneiro. De acordo com ele;* a capa é uma herança recebida do avô. “Ele usava nos deslocamentos tanto em dias chuvosos;* como em dias de frio;* pois o principal meio de transporte na época era o lombo de cavalo;* carroça ou de boi”;* contou.
Migrando da região de Matão no final da década de 20;* Luiz Zangirolami fixou residência no distrito de Montalvão em Presidente Prudente;* com a esposa Adélia Bianchi;* onde trabalhou por anos na lavoura;* criando cinco filhos. Já na década de 40;* se transferiu com a família para a sede do município;* morando entre os bairros Bosque e Maristela;* permanecendo neste endereço até o fim de sua vida. Luiz faleceu em 26 de outubro de 1983.
O secretário municipal de Cultura;* Renato Gonzalez;* a contribuição da população no processo de construção do acervo é de fundamental importância. “É uma forma de contribuir com a reconstrução da história tropeira e mantê-la viva em nossa região. Convido a população para conhecer e contribuir com doações de artefatos para o Museu dos Tropeiros;* bem como os demais museus de nossa cidade. Lembrando que o Museu da Fotografia ainda recebe doações para seu acervo”;* convidou Gonzalez.
Serviços
Mais informações sobre o Museu dos Tropeiros;* demais museus da cidade;* demais eventos e projetos culturais da prefeitura estão disponíveis na página oficial no Facebook: “Secretaria Municipal de Cultura de Tupã”;* pela hashtag: #culturatupa2019;* no Instagram: @secretariadeculturatupa ou pelo telefone (14) 3491-3015. O horário de atendimento da secretaria é das 7 às 17 horas;* de segunda à sexta-feira.
Tupã