Campanha intensifica busca ativa de casos de tuberculose

Saúde - Quarta-feira, 13 de Março de 2019


Campanha intensifica busca ativa de casos de tuberculose "

Na semana passada;* a Secretaria Municipal de saúde deu início a Campanha que intensifica a busca ativa de Sintomático Respiratório (Tuberculose);* com o objetivo de diagnosticar e prevenir a doença e também esclarecer dúvidas sobre a mesma.

De acordo com enfermeira Janaina Leal;* a doença é identificada pelo exame do escarro;* secreção que é eliminada com a tosse. Em caso positivo;* o tratamento começa imediatamente. A entrega da medicação é mensal;* após a consulta de acompanhamento e o tratamento duram seis meses.

“As pessoas que estiverem com tosse persistente a mais de três semanas;* devem procurar qualquer Unidade de Saúde do Município;* onde será colhido o exame de escarro. Vale lembrar que estamos com uma Campanha intensificada que será realizada até o dia 25 de março”;* explicou.

Segundo Janaina;* na próxima quinta-feira dia 21;* durante a Quinta com Arte;* será realizada uma blitz de conscientização para a população que visitar o evento.

“Estaremos orientando a população sobre a importância de realizar o exame para diagnosticar a doença precocemente. Convidamos a todos os tupãenses para participar e receber as orientações”;* frisou a enfermeira.

Conforme dados da Secretaria;* atualmente existem nove casos de tuberculose em tratamento e não há nenhum paciente aguardando resultado. Cabe ressaltar;* que a Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza o tratamento e o medicamento é totalmente gratuito a população.

“Se tratando do número da população do nosso município;* nós acreditamos que muitos não estão diagnosticados;* por isso é importante à realização dessa campanha”;* completou.

Tuberculose

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões;* embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas. A doença é causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch.

O principal sintoma da tuberculose é a tosse na forma seca ou produtiva. Por isso;* recomenda-se que todo sintomático respiratório que é a pessoa com tosse por três semanas ou mais;* seja investigada para tuberculose. Há outros sinais e sintomas que podem estar presentes;* como:

  • febre vespertina
  • sudorese noturna
  • emagrecimento
  • cansaço/fadiga

Transmissão

A tuberculose é uma doença de transmissão aérea e ocorre a partir da inalação de aerossóis oriundos das vias aéreas;* durante a fala;* espirro ou tosse das pessoas com tuberculose ativa (pulmonar ou laríngea);* que lançam no ar partículas em forma de aerossóis que contêm bacilos.

Calcula-se que;* durante um ano;* numa comunidade;* um indivíduo que tenha baciloscopia positiva pode infectar;* em média;* de 10 a 15 pessoas.

Bacilos que se depositam em roupas;* lençóis;* copos e outros objetos dificilmente se dispersam em aerossóis e;* por isso;* não têm papel importante na transmissão da doença.

IMPORTANTE: A tuberculose NÃO se transmite por objetos compartilhados como talheres;* copos;* entre outros.

Com o início do tratamento;* a transmissão tende a diminuir gradativamente e;* em geral;* após 15 dias de tratamento;* ela encontra-se muito reduzida.

"

Prefeitura da Estância Turística


Tupã