Circuito Sesc deste ano contará com sete atrações diferentes

Educação - Terça-feira, 26 de Março de 2019


Circuito Sesc deste ano contará com sete atrações diferentes "

O Circuito Sesc de Artes desembarca em Tupã no dia 12 de abril;* transformando a Praça da Bandeira em um polo de arte e cultura;* com atividades nas áreas da música;* literatura;* artes visuais;* cinema;* circo e dança. A programação é livre para todos os públicos e ocorrerá das 16 às 21h30;* de maneira gratuita.

Promovido pelo Sesc-SP;* em parceria com as prefeituras e sindicatos do comércio;* o circuito percorre 121 municípios de São Paulo com atividades gratuitas e livres para todas as idades.

Milton Zamora;* presidente do Sincomércio de Tupã destacou a parceria e as conquistas por meio do Sesc. “Esta é uma parceria muito importante para o município;* pois todos os anos traz novidades;* diversão e lazer para os munícipes. Tenho certeza que este ano o resultado também será muito positivo”.

O diretor do Sesc São Paulo;* Danilo Santos de Miranda;* explica o projeto e destaca sua importância para a cultura do Estado.

“A importância do projeto está;* sobretudo;* ligada ao caráter democrático das ações;* pensadas para aproximar o público das mais diversas formas de expressão da arte e de seus conteúdos. Ao levar as atividades para as praças;* o Circuito Sesc de Artes cria pontes significativas entre as pessoas;* os artistas e o próprio espaço”;* finalizou.

O secretário municipal de Cultura;* Renato Gonzalez;* destacou que sete atrações marcarão presença no circuito: Coletivo Tramar; Quintal dos Prettos; DJ Evelyn Cristina; Câmera Fotográfica Gigante; Cinegrafia: A Pantera Cor-de-Rosa; Oficina de Fanzines e Lambe-Lambes;* além do Circo Democrático.

“Para nós é uma grande alegria poder contar com este conjunto de atrações;* que além de serem gratuitas e livres para todos os públicos;* também ajudam a fomentar a cultura;* levando atrações culturais variadas de forma democrática à população”;* disse.

Mais sobre os espetáculos

  • Tramar – Entre Trançados de Sons e Gestos: Realizado pelo Coletivo Tramar;* é uma brincadeira indígena similar à ""cama de gato"";* inspira a mistura de dança;* música e artes visuais. A instalação dos fios;* feita na arquitetura e elementos da praça;* cria o percurso dos movimentos.

  • Quintal dos Prettos: Realizado por Quintal dos Prettos e idealizado pela dupla Prettos (Magnu Sousá e Maurílio de Oliveira) e por Margareth Valentim; o projeto relembra as famosas rodas de samba da década de 1980;* quando surgiram nomes como Fundo de Quintal;* Leci Brandão;* Jorge Aragão;* Zeca Pagodinho;* Almir Guineto e Jovelina Pérola Negra. Com um grupo de 10 músicos;* o público vai acompanhar composições conhecidas;* como um quintal do samba em plena praça.

  • DJ Evelyn Cristina:Residente de festas consagradas da capital paulista;* Evelyn Cristina também é pesquisadora musical e produtora de trilhas para vídeos e espetáculos. Seu repertório passeia por ritmos do samba rock à eletrobossa;* passando pelo maracatu;* afrobeat e pela música negra dos séculos 20 e 21. Ela também é a DJ residente do Coletivo Ilú Obá de Min;* grupo feminino de percussão afro-brasileira.

  • Circo Democrático da Bélgica:Realizado pela companhia belga Pol & Freddy;* apresenta um cabaré onde;* aparentemente;* tudo pode acontecer: malabarismo com pratos;* sapateado com botas de esqui ou um salto de quatro metros de altura em uma piscina de 30 cm. O público interage democraticamente;* ao votar para decidir a forma e o conteúdo da apresentação;* ao mesmo tempo em que os artistas exploram;* com bom humor;* certas tendências ditatoriais da minoria.

  • Câmera Fotográfica Gigante:Realizado por Cidade Invertida;* onde os participantes vão entrar em uma câmera para conhecer o processo fotográfico por dentro. Como a maioria das pessoas tem smartphones com câmeras;* a ideia do coletivo de fotógrafos e educadores é descondicionar o olhar do público no cotidiano;* ao observar a formação da imagem invertida em uma câmera tradicional;* e propor novas maneiras de perceber e registrar imagens estáticas e em movimento.

  • Cinegrafia: A Pantera Cor-de-Rosa:No início do cinema;* os filmes mudos eram acompanhados por músicos que executavam a trilha sonora ao vivo. Lise e Barulhista relembram essa época e tocam músicas clássicas de A Pantera Cor-de-Rosa;* enquanto acontece a exibição do filme.

  • Oficina de Fanzines e Lambe-Lambes: Realizado por Fala Cidade!;* com a proposta de reunir técnicas de artes plásticas e poesia em uma espécie de sarau colaborativo;* em que o público vai produzir fanzines e lambe-lambes com poemas e ilustrações criados na praça.

Serviços

Mais informações sobre o Circuito Sesc de Artes e demais projetos culturais da prefeitura estão disponíveis na página oficial no facebook da Secretaria: “Secretaria Municipal de Cultura de Tupã”;* pelas hashtags: #culturatupa2019;* no Instagram: @secretariadeculturatupa ou pelo telefone (14) 3491-3015.

O Sesc Thermas é aberto ao público;* fica na Rua Alberto Peters;* 111;* no Jardim das Rosas;* e o telefone para contato é o (18) 3226-0400. A programação completa;* com as informações de cada atividade;* pode ser consultada em sescsp.org.br/prudente.

"

Prefeitura da Estância Turística


Tupã