Secretaria realiza campanha Faça Bonito em combate ao abuso de crianças e adolescentes

Educação - Segunda-feira, 22 de Abril de 2019


Secretaria realiza campanha Faça Bonito em combate ao abuso de crianças e adolescentes "

Na manhã desta quinta-feira (18);* a Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com diversos segmentos do município lançou a Campanha “Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes”. A proposta é alertar a população para proteger os menores e para a denúncia dos casos de abusos e exploração através dos canais de proteção;* como o Disque 100.

A campanha segue até o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” lembrado no dia 18 de maio. Com diversas ações e distribuição de materiais informativos;* também alerta sobre os possíveis sinais de violência e conscientiza a sociedade sobre garantir para as crianças e adolescentes o direito de desenvolvimento sexual de forma segura e protegida;* livre de qualquer abuso e exploração.

João Elias Cação;* presidente do Conselho Municipal da Criança e Adolescente (CMDCA) disse que a ação é necessária para solucionar esse problema que assola todo o Brasil. “É preciso informar as pessoas para que não ocorram crimes dessa natureza;* estamos trabalhando para prevenir e minimizar esse abuso”.

A delegada Cristiane Camargo Braga;* comentou sobre a relevância da conscientização para realizar ações em conjunto com a polícia. “Esses crimes são graves e silenciosos;* de difícil detecção;* então é importante que ocorra essa compreensão por parte da população para somar com o trabalho já realizado”;* disse.

De acordo com a secretária de assistência social;* Leusia Pires Romano;* a campanha foi antecipada para a realização de diversas ações de capacitação;* passeatas e reforçar a conscientização de crianças;* profissionais e da população em geral. “Isso faz parte de todo um trabalho que a gente vem desenvolvendo junto com a rede socioassistencial para orientar e refletir sobre esse tema tão difícil e delicado”;* explicou.

“Iremos também orientar nossas crianças e adolescentes para que eles não permitam que alguém toque o corpo deles sem permissão. Vamos continuar arregaçando as mangas em prol das nossas crianças e adolescentes”;* acrescentou.

Representando a Câmara Municipal;* o vereador Antonio Carlos Meireles ressaltou que a campanha pode ser resumida em quatro verbos essenciais: “informar;* conscientizar;* mobilizar e convocar a sociedade para fazer bonito e diminuir o número de abusos com nossas crianças. Um trabalho de prevenção se faz com informação"";* enfatizou.

O prefeito Ricardo Raymundo explicou que a campanha será realizada por alguns dias para intensificar o alerta;* porém o trabalho deve ser realizado o ano inteiro. “Antecipamos a campanha para realizar uma conscientização mais ampla para;* deste modo;* as pessoas ajudarem na identificação e na denúncia desse crime tão cruel”;* disse.

“Este é o primeiro passo para que a sociedade continue se sensibilizando para combater esse problema. Uma cidade que quer ser grande precisa proteger quem ainda não terminou de crescer. Que todos estejam dispostos a entrar nesta. Vamos fazer bonito juntos?”;* finalizou Ricardo.

Mobilização Nacional

O “Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” é celebrado em 18 de maio;* data escolhida devido o “Crime Araceli”;* onde uma menina de oito anos de idade teve seus direitos humanos violados e foi assassinada no ano de 1973 em Vitoria - ES.

Em razão do fato a data tem o objetivo de mobilizar e reafirmar a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos de todas as crianças e adolescentes.

Denuncie

O abuso sexual contra crianças e adolescentes é crime e deixa marcas incuráveis. A sociedade é responsável para que esse silêncio seja quebrado e a realidade mude. Se você conhece ou suspeita que alguma criança ou adolescente sofre violência;* denuncie e seja a voz daqueles que não podem falar.

Para denunciar;* basta entrar em contato por algum dos portais;* Conselho Tutelar Municipal;* pelo telefone disque 100 que é nacional e serve para denúncias contra violência;* abuso sexual;* agressões físicas e/ou psicológicas cometidas contra crianças e adolescentes;* pelo email: disquedenuncia@sedh.gov.br;* ou pelo canal da Policia Militar no 190.

Programação em Tupã

Durante os dias da Campanha serão realizadas diversas atividades.

PROGRAMAÇÃO

DATA

HORÁRIO

LOCAL

22/04

17h30

Orientação para professores da rede municipal – Auditório do Instituto Federal

15/05

07h30

Capacitação para os profissionais da rede sobre o Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes – Auditório do Instituto Federal

16/05

19 às 22h

Divulgação da Campanha no Quinta com Arte

18/05

09h00

Passeata na Avenida Tamoios

Serviço

Mais informações sobre a campanha podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Assistência Social;* localizada na Rua Paiaquás;* 609 ou pelo telefone (14) 3441-1689.

"

Prefeitura da Estância Turística


Tupã