Dengue: prefeitura tem diversas ações para controle de epidemia

Saúde - Segunda-feira, 22 de Abril de 2019


Dengue: prefeitura tem diversas ações para controle de epidemia

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Tupã;* juntamente com o Setor de Controle e Combate às Endemias está intensificando a campanha no combate à dengue;* através de nebulização casa a casa.

Na quinta-feira (18);* com cinco equipes;* os trabalhos foram executados nos bairros da zona sul da cidade;* nas imediações da Vila Santa Rita de Cássia;* um dos bairros que registra maiores números de casos de dengue.

Ações contra endemias

Célia Zeferino;* secretaria municipal de Saúde;* destacou as ações que já foram realizadas contra a dengue e outras endemias;* como leishmaniose e escorpião.

De acordo com ela;* desde janeiro há uma intensificação nos trabalhos. Uma equipe de 60 agentes comunitários e de endemias percorre a cidade para eliminação de focos e orientações casa a casa. Além disso;* equipes de nebulização de mosquito também atuam.

“Semanalmente;* aos sábados;* com a ‘Campanha Perder Para o Mosquito é o Fim da Picada’;* estamos passando bairro a bairro;* para recolher entulhos;* retirar focos do mosquito e alertar a população para o cuidado com os quintais;* que é o melhor meio de evitar a proliferação do aedes”;* disse. “Além disso;* também fazemos a nebulização nos bairros;* algo que;* aliado à eliminação de criadouros;* tem colaborado para que casos novos sejam registrados”;* completa Célia.

Ponto sentinela

A secretária afirmou que na próxima semana;* uma unidade “sentinela” será montada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para atendimento específico de casos de dengue. A medida dará o suporte necessário à unidade;* que está com superlotação devido à epidemia de dengue.

“Será uma sala específica para atender os casos de dengue;* já que toda a triagem acaba sendo demorada e prejudicando o restante dos atendimentos. Será uma equipe de médicos e enfermeiros;* num atendimento de 12 horas por dia”;* ressaltou.

População

Cleusa de Fátima Silva Silvério;* moradora do bairro Jardim Guanabara;* elogiou o trabalho que vêm sendo feitos pelos profissionais de saúde.

“Sou muito grata pelo trabalho que a Prefeitura vem realizando;* quero destacar que um agente esteve em minha casa e com uma lanterninha foi de cantinho por cantinho até que encontrou três focos de larvas de dengue;* o que eu jamais imaginava ter. Ele realmente desempenhou a função dele com muita eficiência”;* concluiu.

Célia disse que colaboração dos moradores é fundamental para o combate à dengue;* tanto na eliminação de criadouros;* quanto em deixar que os agentes adentrem as residências.

“Pedimos aos moradores que nos ajudem nesse combate removendo lixos de suas casas;* eliminando focos;* limpando seus quintais e consequentemente cuidando da sua própria saúde. Tenhamos conscientização;* pois é uma luta de todos;* os casos da cidade estão elevados;* temos quase mil casos;* infelizmente duas pessoas vieram a óbito. Vamos nos unir nessas ações”;* disse.

A secretaria parabenizou a equipe pela dedicação nos trabalhos realizados. “Quero dar os parabéns a todas as equipes envolvidas;* a Secretaria de Saúde vem dando todo o apoio necessário para combater o avanço da dengue na cidade”;* finalizou.

Número da dengue

Os anos que mais registraram a doença em Tupã foram: 2013;* com 2.378 casos e um óbito; 2015;* com 2.393 casos e sete óbitos e 2019;* com 961 casos positivos;* 830 aguardando resultado;* e dois óbitos até o momento. Vale lembrar que em 2018 apenas oito casos foram registrados.

Prefeitura da Estância Turística


Tupã