Alunos dos terceiros anos das escolas municipais visitaram a Aldeia Vanuíre durante as últimas semanas de abril;* em comemoração ao “Dia do Índio” celebrado em 19 de abril.
Compreendendo a importância desta discussão;* as Emeief Thiago A. S. Leandro;* Professor Odinir Magnani;* Governador Mário Covas e EMEF João Geraldo Iori;* além de homenagearem os índios;* incentivaram o conhecimento sobre a cultura indígena.
O secretário de educação;* Mauro Guerra;* contou sobre a importância desse momento para a integração cultural. “19 de abril é mais do que um dia de homenagem aos índios;* é um momento de reflexão e estudo sobre os enfrentamentos desses povos para promover cada vez mais respeito à diversidade cultural”;* explicou.
“A imersão dos alunos na variedade cultural do município é muito importante para que eles conheçam e valorizem a cultura local. A meta do governo de Tupã é uma educação de qualidade;* que respeita as diferenças do outro”;* finalizou Mauro.
Aldeia Vanuíre
Localizada no munícipio de Arco Íris;* a aldeia Vanuíre leva esse nome em homenagem a Índia Vanuíre;* que lutou pela integração entre o homem branco e os índios.
A aldeia é constituída pelas três etnias;* KAINGANG;* KRENAK e TERENOS;* que coexistem e compartilham o mesmo local;* ali eles conseguiram manter suas tradições e riquezas culturais vivas. Todas as etnias oferecem atividade turística para demonstrar aspectos naturais e culturais de cada tribo.
O Dia do Índio
Esse dia foi instituído em homenagem ao 1° Congresso Indigenista Interamericano;* que aconteceu em 19 de abril de 1940 no México. O objetivo do encontro era reunir líderes indígenas das diferentes regiões do continente americano para zelarem por seus direitos.
No Brasil;* a data foi oficializada depois do decreto-lei nº 5.540;* de 2 de junho de 1943;* com a assinatura do então presidente Getúlio Vargas. Tendo como propósito motivar a reflexão sobre os valores culturais indígenas e a importância da preservação do mesmo.
Tupã