"
A Prefeitura realizou no último sábado (4);* mais um mutirão de limpeza dentro das ações da campanha ""Perder Para um Mosquito é o Fim da Picada"". As atividades tiveram início às 7 horas nos bairros: Jardim Marabá;* Velini;* Núcleo Habitacional Severino Fortunato;* Walter Pimentel;* José Feliciano e proximidades.
Além do recolhimento de materiais inservíveis e serviços de roçada;* a ação contou também com operação tapa-buracos;* medição de pressão;* biblioteca móvel;* exames de prevenções;* dentre outros.
Durante a ação;* mais de 13 caminhões de lixo foram recolhidos. Com o envolvimento de todas as secretarias municipais;* a mobilização contou com a participação do prefeito Ricardo Raymundo;* secretários;* representantes da saúde;* setor de endemias;* agentes comunitários;* representantes de associações de bairros;* voluntários da campanha e a participação dos moradores.
O secretário municipal de Obras e Trânsito;* Miguel Scarpelli;* enalteceu os trabalhos de obras. “Nossa equipe realizou a operação tapa-buracos no local auxiliando os moradores na questão de melhorias no trânsito para os automóveis. A campanha se encerrou;* mas os trabalhos das secretarias continuam”;* informou.
A secretária municipal de Saúde;* Célia Zeferino;* destaca a importância da campanha. “É importante erradicar o mosquito adulto;* mas o principal é a larva e quase 80% dos criadouros estão dentro das residências. Por isso;* precisamos da conscientização da população;* contribuam”;* completou.
O Prefeito Ricardo Raymundo agradeceu o apoio dos envolvidos. “Agradeço o apoio de todas as equipes das secretarias municipais que estiveram engajadas realizando diversos atendimentos para a população nos bairros atendidos. O quanto é importante essa união de todos para a melhoria de nossa cidade;* principalmente quando se trata da saúde da população”;* disse.
Ricardo fala ainda sobre o término da campanha. “Foi uma campanha de suma importância;* diversos bairros foram contemplados e inúmeros caminhões de lixo recolhidos. Mas;* as ações diárias continuam”;* finalizou.
Cabe ressaltar;* que a campanha iniciada ainda no início do ano;* visa combater o mosquito Aedes aegypti;* transmissor da dengue;* zika e da chikungunya e orientar sobre o controle de escorpião e da leishmaniose. Mesmo sendo finalizado o cronograma de mutirões da Campanha;* os trabalhos continuarão atendendo as demandas.
Casos
De acordo com Joselaine Pio Rocha;* enfermeira do setor de Vigilância Epidemiológica;* o número de casos de dengue somou 1.997 positivos e cerca de 860 pessoas estão aguardando resultados. Até o momento;* dois óbitos foram confirmados na cidade por complicações de dengue.
"Tupã