"
Comemorando o Dia Internacional de Museus (18 de maio) em todo o Brasil;* o Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) realizará de 13 a 19 de maio;* a 17ª Semana Nacional de Museus – SNM. Com visitas mediadas no Museu dos Tropeiros e no Solar Luiz de Souza Leão;* Tupã contará com programação especial de 15 a 17 de maio.
O tema desta edição será “Museus como Núcleos Culturais: o Futuro das Tradições” que vai propor um debate sobre o papel dos museus como centros produtores e receptores de práticas;* costumes e pensamentos da cultura brasileira.
André Prado;* chefe de setor de museus da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de Tupã;* destacou que neste ano participam 1.114 instituições de cultura de todo o país;* oferecendo ao público 3.222 atividades especiais. André destaca que o agendamento de visitas é recomendado para grupos de visitantes acima de 10 pessoas.
O secretário municipal de Cultura;* Renato Gonzalez;* agradeceu o apoio;* destacou a importância da temporada e convidou a população para conhecer os museus de Tupã.
“Agradeço ao Ministério da Cultura;* que por meio do Ibram realiza esta notável temporada de atrações que fomentam a preservação da cultura e da história;* e atraem o público para conhecer mais sobre o patrimônio contido em cada museu. O conhecimento da população e divulgação é uma das melhores formas de preservação de patrimônios. Convido a população para conhecer os museus e participar da 17ª Semana Nacional de Museus”;* convidou.
Sobre o Museu dos Tropeiros
Inaugurado em 2017 pela atual administração;* o Museu dos Tropeiros de Tupã recebe com frequência turistas de diversas cidades. O local abriga um acervo com diversas peças ligadas à cultura tropeira;* que fazem parte da história da região.
Vale lembrar que o Museu dos Tropeiros conta com mais de duas mil peças relacionadas ao tropeirismo que foram reunidas ao longo dos anos pelo idealizador do acervo tropeiro e da Comitiva Tropeira;* Luiz Gonzaga Tovo;* ""Nanguinho"".
O Museu dos Tropeiros funciona no núcleo da antiga estação da FEPASA;* em frente à Praça Rui Barbosa;* ao lado da UNIVESP. O horário de funcionamento é de segunda a sexta;* das 7h às 13h e das 15h às 17h. O telefone para contato é (14) 3441–2221.
Um pouco sobre o Solar
Apresenta um espaço externo com mesas e bancos;* onde famílias podem se reunir e realizar piqueniques;* alunos podem se reunir para estudar;* amantes das artes podem encontrar um lugar calmo e inspirador para criar novas obras ou usar o ambiente como objeto retratado.
O espaço interno do Solar é a casa de Luiz de Souza Leão;* fundador de Tupã;* contendo um grande conjunto de patrimônio histórico e cultural da cidade e da época;* ajudando a preservar a história da cidade.
Localizado na quadra entre as ruas Caingangues;* Coroados;* Guaianazes e Guaranis;* o Solar Luiz de Souza Leão;* foi a residência do fundador da cidade. Construída em 1935;* teve parte de seu terreno doado para a construção do atual prédio do Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre;* que foi entregue na manhã do dia 21 de setembro de 1980.
Em 18 de julho de 1972;* foi publicado no Diário Oficial o tombamento do prédio;* que desde 1964 havia sido solicitado por Luiz de Souza Leão;* e sob a morte dele o Solar seria doado à prefeitura;* tombado e sediaria o Museu Índia Vanuíre.
Um dos sonhos do fundador da cidade era a entrega do Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre em vida. Outro sonho do fundador era que fosse enterrado no quintal de sua casa (Solar);* e esse desejo foi realizado.
O horário de funcionamento do Solar é de segunda a sexta das 8 às 17 horas e aos sábados das 8 às 14 horas na Rua Caingangs;* 600. As visitas podem ser agendadas através do telefone (14) 3491-5896.
Serviço
Mais informações sobre museus;* equipamentos e projetos culturais da prefeitura estão disponíveis na página oficial da Secretaria no Facebook: “Secretaria Municipal de Cultura de Tupã”;* no Instagram: @secretariadeculturatupa;* por meio das hashtag #culturatupa2019 e hashtags de cada projeto;* ou pelo telefone (14) 3491-3015.
"Tupã