A Prefeitura de Tupã;* por meio Secretária Municipal de Saúde mantém o Ambulatório Municipal de Moléstias Infecciosas que realiza desde ações preventivas;* pela educadora em saúde;* até o fechamento de diagnósticos;* tratamento e assistência dos pacientes portadores de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
Para oferecer o atendimento adequado;* conta com uma equipe multiprofissional capacitada;* composta por médico;* enfermeira;* educadora;* auxiliares de enfermagem;* escrituraria e auxiliar de limpeza.
De acordo com a Enfermeira e Coordenadora do Programa Municipal de IST/AIDS e Hepatites Virais de Tupã;* Anaille Virginia Genovez Michelotti;* durante todo o ano;* o ambulatório desenvolve ações educativas no município.
“Através da realização de palestras;* rodas de conversa e gincanas;* buscamos levar o conhecimento sobre a prevenção para qualquer instituição que se interesse pelo tema. Para agendar visitas educativas;* o telefone de contato é (14) 3491-5640”;* disse.
Anaille;* explica ainda que Tupã oferece outros serviços além de ações educativas;* como o Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP);* a distribuição de preservativos gratuitos;* testagem e também disponibiliza o tratamento para pessoas diagnosticadas.
“Nós somos referência na região e oferecemos atendimento a 16 municípios além de Tupã. Até o momento no ano de 2019;* foram notificados 20 casos de HIV;* o que nos faz intensificar as ações para o cuidado e a prevenção da população”;* finalizou.
Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP)
É uma medida de prevenção à infecção pelo HIV que consiste no uso de medicação em até 72 horas após qualquer situação em que exista risco de contato com o HIV;* tais como violência sexual;* relação sexual desprotegida (sem o uso de camisinha ou com rompimento da camisinha);* acidente ocupacional (com instrumentos perfurocortantes ou contato direto com material biológico).
Através de medicamentos antirretrovirais que agem evitando a sobrevivência e a multiplicação do HIV no organismo;* a PEP é uma medida de emergência e por disso não deve ser substituta aos preservativos. O primeiro atendimento é realizado na Santa Casa de Tupã e as demais consultas acontecem no Ambulatório de Moléstias Infecciosas.
Preservativos
O preservativo;* ou camisinha;* é o método mais conhecido;* acessível e eficaz para se prevenir da infecção pelo HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST);* como a sífilis;* a gonorreia e também alguns tipos de hepatites. Além disso;* ele evita uma gravidez não planejada. Os preservativos são distribuídos gratuitamente em quaisquer unidades que prestam serviço público de saúde e instituições parceiras.
Testagem
O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece gratuitamente testes para diagnóstico do HIV (o vírus causador da AIDS);* e também para triagem de sífilis e das hepatites B e C. Existem;* no Brasil;* dois tipos de testes: os exames laboratoriais e os testes rápidos que devem ser procurados com regularidade ou em situações de risco.
Serviço
Mais informações podem ser obtidas no Ambulatório Municipal de Moléstias Infecciosas que funciona de segunda à sexta-feira;* das 7 às 17 horas e está localizado na Rua Nhambiquaras – 432;* ou pelo telefone (14)3491-5640.
Tupã