Alunos da Escola de Segundo Turno fazem pintura indígena em postes da cidade

Educação - Terça-feira, 28 de Maio de 2019


Alunos da Escola de Segundo Turno fazem pintura indígena em postes da cidade

A Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura estão realizando o projeto de pintura que remete a cultura indígena local em diversos postes da cidade. Os trabalhos são desenvolvidos por alunos da Escola de Segundo Turno.

Durante o mês de abril;* a secretaria da cultura pintou alguns postes na avenida em comemoração ao “Dia do Índio” e a partir desta ação definiu-se que as pinturas deveriam seguir a tradição dos traços indígenas;* com suas características próprias.

Até o momento;* o projeto foi realizado em postes na Av. Tamoios e na base de iluminação da Praça “Antônio Alves dos Santos”;* localizada na Rua Domingos da Costa Lopes ao lado da Escola de Segundo Turno do Jardim UNESP.

De acordo com o secretário municipal de Educação;* Mauro Guerra;* os participantes têm de 8 a 14 anos e os trabalhos seguem uma ordem pedagógica de aula. “Os trabalhos são realizados dentro da aula específica de artes;* desse modo;* há um período para terminar o que foi programado;* mas deverá acontecer até meados do próximo mês nos postes e até início de agosto na Praça;* considerando o período de férias”;* falou.

O secretário Mauro falou ainda sobre as atividades já realizadas. “Na praça “Antônio Alves dos Santos”;* a pintura foi intencional;* uma vez que fica ao lado de uma Escola de Segundo Turno;* o que as pessoas desejavam que ao lado da escola houvesse algo criativo;* com cores que realçassem a praça;* ou seja;* é um projeto muito importante”;* concluiu.

Vale destacar que antes de iniciar os trabalhos;* os alunos recebem explicação do significado de cada pintura;* cada desenho e forma;* mostrando suas diferenças e em que momento era utilizado pelos índios em nossa região.

O projeto

Na metodologia educacional da Escola de Segundo Turno a Arte tem destaque especial;* seja através da música;* da dança;* do teatro e das artes visuais;* a formas da beleza em diferentes vertentes;* se traduzem na expressão artística de cada aluno. Com professores competentes;* que motivam a todos;* fazendo-os participativos e não manipulados;* com pensamento crítico;* reconhecendo em si o seu valor.

As aulas são empolgantes e procura sempre não manter uma rotina em sala de aula;* mas sim com diferentes ações;* pois todos são estimulados a verem o mundo de uma forma diferente;* respeitando toda forma de expressão;* entendendo os diferentes pontos de vista;* valorizando a criatividade em cada particularidade;* e assim entendendo o valor da própria vida.

Prefeitura da Estância Turística


Tupã