Prefeitura mantém ações diárias para prevenção contra a leishmaniose

Saúde - Segunda-feira, 10 de Junho de 2019


Prefeitura mantém ações diárias para prevenção contra a leishmaniose "

A Leishmaniose é uma doença transmitida através do mosquito-palha que atinge cães e seres humanos;* portanto a Prefeitura de Tupã realiza durante todo o ano ações preventivas contra o inseto.

Diariamente diversas ocorrências são atendidas pela equipe da saúde com o objetivo de orientar moradores a respeito de animais suspeitos de leishmaniose (os bichos sintomáticos são submetidos à coleta de sangue para confirmação ou descarte da doença);* sobre o modo de transmissão e a prevenção.

Além das ações rotineiras;* acontece anualmente dentre os meses de fevereiro e julho;* o programa de castração que contempla 600 fêmeas. Animais domiciliares recebem o serviço através de um cadastro prévio efetuado pelo seu tutor;* já os que não possuem um lar;* são capturados e castrados através da parceria existente com ONGs e voluntários.

E também no mês de setembro ocorre a Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica;* que abrange todos os animais do município;* tanto de área urbana;* quanto de rural. A importância desta vacinação se dá pela facilidade de contaminação da “raiva” em animais e em seres humanos.

De acordo com o responsável pelo Centro de Controle de Zoonoses de Tupã;* Robson Luis a prevenção é necessária para que os números de casos de leishmaniose sejam menores. “Medidas simples são fundamentais;* se cada um fizer a sua parte e cuidar da sua residência e/ou estabelecimentos;* estará evitando a propagação maior dos mosquitos transmissores de doenças”;* disse.

Robson acrescenta ainda que a doença não escolhe sua vítima e necessita de muita atenção. “Todos devem estar em alerta sobre a leishmaniose;* até o momento foram notificados 105 casos positivos em animais e 3 em humanos. Então ao identificar qualquer sintoma;* o munícipe deve buscar o serviço de saúde para receber o atendimento necessário”;* finalizou.

Leishmaniose

A leishmaniose é uma doença infecciosa;* causada por parasitas do gênero Leishmania. Há dois tipos de leishmaniose: leishmaniose tegumentar ou cutânea e a leishmaniose visceral ou calazar.

Vale lembrar que a doença não é contagiosa;* nem é transmitida diretamente de uma pessoa para outra. Também não é transmitida de um animal para outro;* nem dos animais para as pessoas. A transmissão do parasita ocorre apenas através da picada do ""mosquito palha"" fêmea.

Sintomas em humanos

A população precisa ficar atenda aos sintomas;* principalmente as que residem em áreas onde ocorrem casos de Leishmaniose Visceral. Geralmente a doença é identificada por febre de longa duração;* aumento de fígado e baço inchado;* perda de peso;* fraqueza;* redução da força muscular;* entre outras possíveis manifestações. Para o tratamento da infecção as pessoas que identificarem esses sintomas devem buscar atendimento no serviço de saúde mais próximo.

Sintomas em animais

Em animais podem ocorrer perda de peso;* falta de apetite;* apatia;* feridas de pele que não cicatrizam;* lesões oculares;* falta de pelagem ao entorno dos olhos;* entre outros. Ao identificar esses sintomas no animal;* o encaminhe ao veterinário para a realização do tratamento adequado.

"

Prefeitura da Estância Turística


Tupã