Prefeitura alerta para vacinação da Tríplice Viral e Febre Amarela

Saúde - Terça-feira, 11 de Junho de 2019


Prefeitura alerta para vacinação da Tríplice Viral e Febre Amarela

Doenças como o sarampo;* a rubéola e a caxumba haviam sido erradicadas do Brasil;* entretanto desde o último boletim epidemiológico do dia 6 de junho de 2019;* o país conta com cerca de 100 casos positivos dessas infecções. Em vista disso;* nesta segunda-feira (10);* a Secretaria Municipal de Saúde começou a intensificar a vacinação contra a Tríplice Viral e a Febre Amarela.

Neste primeiro momento a campanha visa atingir pessoas na faixa etária que vai de 12 meses a 58 anos;* que ainda não tomaram nenhuma dose e necessitam atualizar a carteira de vacina.

De acordo com a enfermeira da Vigilância em Saúde;* Joselaine Pio Rocha não existiam casos de sarampo no Brasil;* mas a doença está retornando por que muitas pessoas não estão em dia com suas carteiras de vacina;*. “É importante estar em dia com a carteira para prevenir você e sua família dessa doença que pode levar ao óbito”;* disse.

Joselaine acrescentou que todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão munidas com doses da vacina. “A partir do momento que a gente deixa entrar uma doença contagiosa na nossa cidade;* somos responsáveis em colocar em risco toda uma população. Portanto;* precisamos ter consciência e procurar a vacina para que Tupã não sofra com casos”;* explicou

A enfermeira ressaltou ainda que a vacina contra a Febre Amarela neste momento também é direcionada para aqueles que ainda não tomaram a dose. “Infelizmente tivemos alguns casos e até óbitos por conta da doença no ano passado;* então estamos orientando a população que ainda não tomou a vacina para que procure as UBSs para se proteger”;* finalizou.

Vacina Tríplice Viral

É uma combinação de vírus vivos atenuados contra o sarampo;* a caxumba e a rubéola;* apresentada sob a forma liofilizada;* em frasco-ampola com uma ou múltiplas doses. forma Todos os três componentes desta vacina obrigatória são altamente imunogênicos e eficazes;* dando imunidade duradoura por praticamente toda a vida.

O sarampoé uma doença infectocontagiosa causada por um vírus chamado Morbillivirus. A enfermidade é uma das principais responsáveis pela mortalidade infantil em diversos países do terceiro mundo. Os principais sintomas são febre alta (acima de 38;*5°C);* dor de cabeça;* manchas vermelhas (surgem primeiro no rosto e atrás das orelhas e em seguida se espalham pelo corpo);* tosse;* coriza;* conjuntivite e entre outros.

A caxumba é uma doença também contagiosa que provoca o inchaço doloroso nas glândulas salivares. A caxumba é causada por um vírus que se dissemina de uma pessoa para outra;* através da via respiratória (por meio das gotículas ao espirrar;* por exemplo) ou então por contato direto com itens que foram contaminados com a saliva infectada. Os principais sintomas são inchaço e dor nas glândulas salivares;* febre;* fraqueza;* perda de apetite;* dor ao mastigar e engolir;* dor de cabeça e entre outros.

E a rubéola também é causada por um vírus que se transmite de uma pessoa para outra através da via respiratória. É geralmente benigna;* mas quando ocorre na gravidez;* pode trazer sérios riscos para o feto. Os sintomas mais comuns são febre baixa;* linfadenopatia retro auricular;* occipital e cervical;* exantema maculopapular e entre outros

Vacina contra Febre Amarela

Ela é constituída do vírus enfraquecido para não causar doenças em pessoas saudáveis;* mas estimula o organismo a produzir proteção própria contra o vírus da infecção.

A Febre Amarela é uma doença infecciosa grave;* causada por um arbovírus (vírus transmitido por artrópodes);* ela não é contagiosa;* ou seja;* não há transmissão de pessoa a pessoa. Sendo transmitida somente pela picada de mosquitos infectados com o vírus da febre amarela. Os principais sintomas são febres;* dor de cabeça;* dor no corpo;* icterícia (condição que deixa os olhos;* pele e mucosas amareladas);* comprometimento do fígado e entre outros.

Prefeitura da Estância Turística


Tupã