Tendo em vista que a cidade enfrenta a pior epidemia de dengue da história;* a Prefeitura de Tupã divulgou na quarta-feira (12) as novas ações e ferramentas para intensificar o trabalho de prevenção e combate à dengue.
Dentre as novas medidas está a reestruturação das equipes de combate às endemias e criação de novas equipes de limpeza e manutenção urbana. Outra novidade será a intensificação das ações conjuntas entre as secretarias municipais de Saúde; Planejamento;* Obras e Trânsito;* Educação e de Agricultura e Meio Ambiente.
O secretário de Saúde;* Laércio Garcia;* informou que a nova estrutura conta com vários projetos e atividades que objetivam o combate do mosquito. “Algumas das ações propostas são visitas a todos os imóveis do município (desabitados;* abandonados;* terrenos sem controle ambiental;* que estão à venda ou para alugar);* normalização do inseticida Malathion;* gincanas escolares para a conscientização dos estudantes;* a criação do Comitê Intersetorial e o Plano Municipal de Contingência para Enfrentamento de Epidemias e Dengue;* Zika e Chikungunya.
Ele destacou também que a Secretaria de Saúde elaborou um novo plano estratégico para o combate do mosquito Aedes aegypti. “Iniciamos parcerias junto com as demais secretarias para realizar a limpeza da cidade;* pois para o combate eficiente precisamos acabar com os focos que ainda estão espalhados pelo município. Com todas as ações como a normalização do inseticida;* limpeza e conscientização;* nós esperamos que os casos sejam reduzidos”;* disse.
O chefe do Setor de Endemias;* Marco Antônio de Barros;* popularmente conhecido como “Marquinho da Dengue”;* explicou que a epidemia está diminuindo devido ao frio;* mas alertou que transmissão da doença ainda continua na cidade. “Infelizmente 80% dos munícipes que estão suspeitos de dengue tem o diagnóstico confirmado. Nós temos que criar situações para retirar os criadouros do município;* cerca de 15% da população ainda possui focos em suas casas e não colaboram com a situação. Precisamos chegar até estas residências para que não prejudiquemos os 85% que possuem todos os cuidados”;* disse.
Marquinho acrescenta ainda que há muito trabalho pela frente. “Nós nunca tivemos uma epidemia tão grande em Tupã;* serão no mínimo 12 meses de trabalho intenso para que a gente consiga retirar o município dessa situação;* precisaremos da ajuda de todos tanto da população;* secretarias;* funcionários;* como dos poderes do Legislativo e do Executivo”;* explicou.
Já as ações de combate ao Aedes aegypti da Secretaria Municipal de Planejamento;* Obras e Trânsito incluem a retomada de diversos serviços;* como limpeza e manutenção dos canais;* reservatórios de detenção e galerias de escoamento de águas pluviais;* revegetação ciliar;* promoção de programas educativos na comunidade;* divulgação de ações para melhoria e proteção do sistema de drenagem.
Além disto a secretaria prevê também execução de várias obras como a abertura e adequação de canais de escoamento de águas pluviais e de remoção de interferências existentes;* proteção de áreas sujeitas a inundação e a inserção de programas integrados de reurbanização.
O secretário de Planejamento;* Obras e Trânsito;* Valentim Bigeschi;* explicou que a prefeitura está organizando uma força-tarefa adequando as equipes existentes para reverter a situação do município. “No primeiro momento efetuaremos o serviço de limpeza e desobstrução dos canais pluviais para melhorar a captação da água da chuva e tornando-a adequada;* contribuindo diretamente para a eliminação de focos”;* disse.
Ainda segundo o secretário o trabalho em conjunto das secretárias irá contribuir para redução de casos. “A cidade sairá ganhando com essa parceria;* estaremos auxiliando no combate dos focos de mosquito da dengue. Nós temos um desafio muito grande para enfrentar a maior crise de dengue;* porém juntos e com a infraestrutura urbana efetiva iremos conseguir”;* explicou.
Representando a Câmara Municipal;* o vereador Pastor Eliezer de Carvalho reforçou que todos devem reconhecer suas responsabilidades para acabar com o problema da dengue. “Cada um de nós temos que assumir as responsabilidades;* criando ações resolutivas e conscientizando a população. A Câmara Municipal apoia sem sombra de dúvidas as ações propostas;* realmente enxergamos a urgência do município e faremos o possível para contribuir e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos”;* disse.
“Nós estamos à disposição como Poder Legislativo para ajudar a melhorar a situação do município. Falo em nome dos 15 vereadores;* pois sei que nenhum deles ficariam contrários a uma situação tão importante. Vamos trabalhar de mãos dadas e em harmonia;* utilizando o bem comum para elevar o progresso e a proteção da nossa cidade”;* informou.
Já o prefeito Caio Aoqui disse que a administração está realmente empenhada em combater a maior epidemia de dengue da história do município. “Nós temos mobilizado todos os setores das secretarias;* realizando diversas reuniões com a equipe para identificar as necessidades e reestruturar da melhor forma. O primeiro grupo ficará responsável pela verificação das casas;* o segundo irá percorrer toda a cidade;* outro realizará a manutenção e assim iremos reestruturar os trabalhos de prevenção”;* disse.
O chefe do Executivo acrescenta que todos estão empenhados nessas modificações na estrutura das ações. “Logo enviaremos um projeto ao Legislativo sobre multas para aqueles munícipes que não contribuem para a limpeza;* fazendo com que aumente os focos e consequentemente aumente o número de casos de dengue. É importante que tenhamos uma atitude de empatia e amor com o próximo para solucionar essa situação”;* explicou.
Caio Aoqui ainda parabenizou o trabalho de todos os funcionários que se dedicaram nesse momento tão difícil. “Quero aproveitar este momento para parabenizar e agradecer o apoio da Câmara Municipal;* que é sempre parceira e caminha junto conosco na busca por soluções. Também quero parabenizar os servidores de saúde;* os funcionários das secretarias e a população;* pois nesse momento critico seria impossível chegar a algum lugar sem a colaboração de todos”;* finalizou.
Tupã