Na próxima terça-feira (9) a Prefeitura de Tupã;* em parceria com Policia Militar;* realizará a tradicional homenagem aos ex-combatentes tupãenses da Revolução Constitucionalista de 1932.
A solenidade;* que deve reunir diversas autoridades municipais;* representantes do Tiro de Guerra e Polícia Militar;* acontecerá a partir das 9 horas;* na Praça 9 de Julho;* localizada na Vila Vargas.
O evento contará com a apresentação da Orquestra Municipal “Maestro Júlio de Castro” e várias homenagens. Além de manter viva a memória dos ex-combatentes da Revolução Constitucionalista;* a solenidade também será marcada pela entrega de Láureas de Mérito Pessoal aos policiais que mais destacaram em suas atividades profissionais.
O secretário municipal de Cultura;* Duda Gimenez;* convidou a toda população para este evento que marca os 87 anos da Revolução Constitucionalista de 1932 e resgata a relevância do movimento.
“O evento é aberto ao público em geral;* contamos com a presença dos munícipes. Mantemos a tradição da solenidade por mais de 34 anos;* pois é essencial recordar e homenagear a memória dos ex-combatentes;* que participaram do batalhão constitucionalista da nossa cidade”;* disse.
Já o prefeito Caio Aoqui destacou que Tupã é um dos únicos municípios da região que mantêm a tradição de homenagear os ex-combatentes da Revolução de 32. “É fundamental que cuidemos das histórias do nosso estado e município;* relembrando a dedicação que os ex-combatentes tiveram na Revolução Constitucionalista;* que contribuiu tanto para os avanços na política e no desenvolvimento da sociedade paulista”;* finalizou.
Revolução de 1932
O Dia da Revolução Constitucionalista é comemorado anualmente em 9 de julho;* sendo considerado feriado estadual em São Paulo. A data é uma homenagem ao movimento contra o regime provisório de Getúlio Vargas;* realizado em 1932 pelos paulistas.
A Revolução de 32 foi um movimento armado que objetivava derrubar o governo provisório de Getúlio Vargas e convocar uma Assembleia Nacional Constituinte.
O estado de São Paulo lutou praticamente sozinho contra o regime provisório de Getúlio Vargas. Getúlio conseguiu apoio de alguns estados e conseguiu a vitória armada;* enviando representantes do movimento contra o regime para o exílio em Portugal. O saldo final foi muitas mortes para ambos os lados do conflito;* porém em 1933 houve a Assembleia Nacional Constituinte e em 1934 foi concluída a constituição.
Por conta do estado de São Paulo lutar sem muitos aliados;* o feriado é predominante no estado;* e como Tupã teve ex-combatentes na Revolução;* anualmente é feita a homenagem a eles.
Tupã