A Prefeitura de Tupã;* por meio da Assistência Farmacêutica Municipal - um dos departamentos da Secretaria Municipal de Saúde – recebeu uma grande remessa de medicamentos na última semana. Com o recebimento dos novos lotes;* a prefeitura soluciona o problema da falta de estoque verificada nos meses anteriores e normaliza o atendimento à população.
De acordo com o farmacêutico responsável pelo setor;* Bruno Rodrigues;* a prefeitura realiza cerca de 10 mil atendimentos por mês;* distribuídos em quatro unidades (Farmácia Municipal;* Farmácia Especializada Municipal;* Posto de Saúde da Família Setor A e Unidade Básica de Saúde da Família da Vila Formosa).
“A Assistência Farmacêutica Municipal conta com uma grande demanda de medicamentos para Hipertensão;* Diabetes;* para tratamento de problemas mentais. Desde o início do ano a distribuição dos medicamentos vinha apresentando algumas falhas;* ocasionadas devido à demora na entrega de remessas de contrapartida do estado;* e retardo nas entregas de alguns fornecedores. Atualmente o departamento conta com o volume dos estoques normalizado;* e já não tem medicamentos em falta”;* afirmou.
O secretário municipal de Saúde;* Laércio Garcia;* destacou que a prioridade do atual governo tem sido manter os estoques de medicamentos constantemente abastecidos para que a população não fique desamparada.
“A Assistência Farmacêutica Municipal conta com uma grande demanda;* que é facilmente comprometida caso o fornecimento retarde ou a demanda da contrapartida estadual demore a ser entregue”.
Laércio também explicou que toda a população pode ser atendida pelo Assistência Farmacêutica Municipal. “O serviço está disponível para toda população. Para o cidadão poder retirar um medicamento por meio da Assistência Farmacêutica Municipal;* é necessário que ele seja morador da cidade;* que a receita seja emitida pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e que o remédio seja de prescrição médica”;* destacou.
O prefeito Caio Aoqui destacou a importância de manter o departamento de Assistência Farmacêutica Municipal sem faltas e em pleno funcionamento. Ele ressaltou também os esforços do município para que a falta de medicamentos seja minimizada e o menos frequentes possível.
“É muito importante que serviços como estes estejam em pleno funcionamento;* pois a população necessita destes medicamentos para poder realizar o tratamento e controle corretamente. A prefeitura está se esforçando para que as faltas sejam minimizadas;* além de o município participar com uma contrapartida de 60% no custeio dos medicamentos classificados como básicos;* mostrando nosso compromisso em cuidar da saúde da população”;* destacou.
Tupã