16ª Edição da Romaria Tropeira começa na próxima sexta-feira

Educação - Sexta-feira, 05 de Julho de 2019


16ª Edição da Romaria Tropeira começa na próxima sexta-feira

Considerado um dos eventos mais tradicionais do município;* a 16ª Romaria Tropeira de Tupã e Parnaso começa na próxima semana. Serão três dias de programação com atrações gratuitas. A comemoração acontece anualmente e homenageia a padroeira do Brasil;* Nossa Senhora Aparecida.

De acordo com o organizador do evento;* Gerdião Lopes Filho;* a abertura do evento será na próxima sexta-feira (12);* às 19 horas;* na chácara Nossa Senhora Aparecida de Parnaso;* onde haverá missa em louvor à padroeira;* a tradicional quadrilha do NATI e também praça de alimentação;* com comidas e bebidas típicas. Dando sequência à programação;* no sábado (13) acontecerá o bailão (Zuzu) a partir das 20 horas.

A romaria termina no domingo (14);* com a tradicional cavalgada. Os participantes sairão às 8 horas;* defronte à Igreja Matriz;* na Praça da Bandeira;* em seguida seguirão pela rua Cherentes até chegar à avenida Tapuias. O trajeto continuará pela rua Aimorés;* depois pela rua Marília até chegar ao distrito de Parnaso.

O público será recepcionado na chácara Nossa Senhora Aparecida onde acontecerá a tradicional benção dos animais e cavaleiros e a coroação de Nossa Senhora Aparecida;* com o padre Marcelo Antônio dos Santos.

Em seguida haverá a apresentação musical do grupo “10 Horas de Viola”. Segundo Gerdião;* todos os dias de evento contarão com praça de alimentação. “Neste ano mudamos um pouco;* ao invés de fornecermos os pratos cobrando um valor no domingo;* iremos disponibilizar uma praça de alimentação com barracas comercializando comidas típicas. Porém quem quiser pode levar carne e churrasqueira;* pois estaremos cedendo o local para realizarem churrascos”;* disse.

O organizador do evento também disse que as expectativas para o evento estão altas. “A meta é superar os números do ano passado com 700 cavaleiros;* além dos cavalos;* muitas pessoas participam da romaria com outros veículos;* como carros e motos. A comissão organizadora pede para que os munícipes que forem de automóvel sigam atrás dos cavaleiros e também para que não levem bebidas alcoólicas no almoço”;* explicou.

Gerdião acrescentou ainda que a tradição foi passada por sua mãe Dona Catarina e sua devoção a Nossa Senhora Aparecida vêm desde a infância. “Quando eu era pequeno tive meningite e minha mãe fez uma promessa para a nossa senhora;* que nos atendeu e eu fui curado. Minha mãe tinha uma imagem de Nossa Senhora Aparecida na cabeceira da nossa cama e desde sempre nós fomos devotos a ela”;* explicou.

O secretário municipal de Cultura;* Duda Gimenez;* destacou a importância da 16° Romaria Tropeira para o município. “Eventos como este são fundamentais para a cultura da nossa cidade;* pois resgata e preserva a nossa tradição. A mistura da cultura tropeira;* com a fé e devoção por Nossa Senhora Aparecida nos proporciona essa festa;* que além de reforçar a história regional;* aproxima os cidadãos em prol da mesma causa” explicou.

O vereador Charles dos Passos destacou o apoio da Câmara Municipal e parabenizou a realização do evento. “Fica aqui o meu apoio e o da Câmara Municipal;* que represento como primeiro secretário da mesa;* na realização da 16° Romaria Tropeira;* evento turístico;* cultural e religioso mantido por nosso amigo Gerdião Lopes. Quero agradecer ao prefeito municipal Caio Aoqui e também do secretário de Cultura;* Duda Gimenez;* pelo apoio nesse evento que agrega muito a nossa cultura e turismo”;* disse.

Já o prefeito Caio Aoqui convidou a todos para prestigiarem o evento. “A Romaria Tropeira é uma tradição que preserva os costumes e a cultura do nosso município. Momentos como este proporcionam a valorização da nossa história;* e por isso gostaria de convidar a todos para que venham prestigiar esse evento tão importante para a nossa cidade”;* finalizou.

Tradição

A Romaria Tropeira começou há 26 anos;* com a de fé de Dona Catarina Graton Ribeiro;* que reunia os amigos para rezar o terço em louvor a Nossa Senhor Aparecida.

Inicialmente acontecia apenas a missa;* porém alguns participantes após a cerimônia;* passaram a se reunir para uma confraternização com comidas típicas;* danças e bebidas. Nascia assim a tradição da Romaria Tropeira;* que além de demonstrar a fé;* tem como missão manter viva a cultura do tropeirismo na cidade.

Conforme os anos foram passando e com o aumento do número dos participantes da festividade;* Gerdião foi convidado a criar a Romaria Tropeira em 2002 e desde então vêm realizando a festa anualmente com o apoio da Prefeitura de Tupã.

Prefeitura da Estância Turística


Tupã