Prefeitura inicia Projeto Horta Comunitária na USF Nego Enfermeiro
Saúde - Quarta-feira, 10 de Julho de 2019
A Prefeitura de Tupã iniciou nesta quarta-feira (3) o projeto Horta Comunitária;* desenvolvido na Unidade Saúde da Família (USF) Aracy de Marchi;* Nego Enfermeiro;* localizada na rua Antônio Castilho (no quarteirão do Colégio Adventista).
O projeto tem como objetivo beneficiar as famílias carentes do município;* indicadas pela assistente social da equipe NASF-AB (Núcleo Ampliado de Apoio à Saúde da Família e Atenção Básica);* e também as Residências Terapêuticas instaladas na área de abrangência da unidade.
A enfermeira da USF;* Josiane Chimack Cintra;* contou que a implantação da horta comunitária representa a concretização de um antigo sonho. “Sempre quisemos realizar um projeto assim;* pois além de incentivar uma alimentação mais saudável;* beneficia muitas famílias da área e de todo o município”;* disse.
O casal parceiro da unidade na realização do projeto;* André Luiz Sanches e Mirlei Ravazi;* destacou que é gratificante participar da Horta Comunitária. “É muito importante realizar trabalhos que possam agregar na vida de outras pessoas. Com o projeto estamos beneficiando diversas famílias do município que não possuem muitas condições”;* destacou André.
A diretora do Departamento de Atenção Básica de Saúde;* Simone Veronez Bauer revelou que a Horta Comunitária na USF Nego Enfermeiro é um projeto piloto que a prefeitura pretende levar para as demais unidades. “Com essa iniciativa nós deixamos um convite aberto para a comunidade que tenha interesse em desenvolver esse trabalho incrível em parceria conosco”;* explicou.
Já o secretário municipal de Saúde;* Laércio Garcia;* afirmou que a intenção é incrementar ainda mais o projeto;* com a implantação de técnicas que preservam o meio ambiente.
“Estamos diante de um programa que possui pilares de sustentabilidade;* cidadania;* trabalho;* integração e também saúde;* pois com os a horta comunitária a população poderá ter uma alimentação mais saudável. O intuito é que futuramente possamos levar esse projeto para outras unidades;* visando ajudar cada vez mais pessoas”;* finalizou.