A Secretaria Municipal de Saúde;* por meio do Centro de Controle de Zoonoses de Tupã (CCZ);* divulgou nesta semana o balanço geral dos serviços prestados neste primeiro semestre ao município.
Segundo o responsável pelo CCZ de Tupã;* Robison Luiz;* o primeiro semestre de 2019 foi fechado com várias atividades preventivas e de controle da leishmaniose em nossa cidade.
“Neste semestre nós tivemos 122 animais diagnosticados com sorologia específica para leishmaniose;* o que chamamos na demanda espontânea. Com o consentimento dos proprietários esses animais foram todos eutanasiados;* seguindo protocolo do Ministério da Saúde”;* disse.
Robison disse ainda que;* além disso;* foram contabilizadas até o momento 500 castrações de gatas e cadelas;* e também 425 coletas de sangue desses animais”;* informou.
O responsável pelo CCZ também esclareceu que ao contrário do que alguns moradores imaginam;* o objetivo do CCZ não é exterminar os cachorros doentes do município.
“Não é essa função do Centro de Controle de Zoonoses. Nossa real função é promover saúde publica através de orientações e palestras sobre o assunto. Destaco ainda que nós também temos animais em nossas casas dos quais temos muito carinho”;* falou.
Ele enfatizou que para o combate ao mosquito palha;* é necessário que a população colabore com a limpeza de suas casas;* não deixando materiais orgânicos;* comida;* resto de folhas;* frutos nos quintas;* dentre outros.
“Às vezes as pessoa jogam comidas no fundo do quintal para servir de adubo para as plantas;* e isso prejudica mais ainda os casos. Pedimos para que a população colabore para não ter a proliferação do mosquito palha que é o verdadeiro vilão”;* finalizou Robison.
Para mais informações;* a Secretaria Municipal de Saúde fica na Rua Paiaquas;* 370;* no centro de Tupã;* e o telefone do é (14) 3404-2202.
Tupã