Concurso de Amendoim reuniu produtores de toda região

Educação - Sexta-feira, 12 de Julho de 2019


Concurso de Amendoim reuniu produtores de toda região

A Prefeitura de Tupã;* por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Comércio Exterior;* apoiou a realização do Concurso Regional de Amendoim TIMAC Agro. A cerimônia de apresentação dos resultados e premiação foi realizada na noite do dia 4 de julho no Bukfest.

O evento contou com a presença de mais de 600 pessoas;* com destaque para os produtores de amendoim de Tupã e região;* representantes da TIMAC Agro e representantes da Agrotekne.

José Manoel Fonseca;* sócio proprietário da Agrotekne e um dos responsáveis pelo concurso;* destacou a importância da produção de amendoim para região e as perspectivas dos produtores.

“Os produtores de amendoim de nossa região estão satisfeitos com os resultados obtidos;* embora este ano a produção contou com uma queda de cerca de 35% na produção devido às faltas de chuvas em certos momentos. Os produtores estão investindo em tecnologias;* secadoras;* barracões;* beneficiamento do amendoim e promovendo exportações para a Europa”;* destacou.

Luiz Antonio Viseu;* presidente Câmara Setorial do Amendoim;* e institucional da Indústria Colombo;* destacou a importância do concurso.

“Pesquisas como estas são muito importantes para os produtores;* pois além da premiação;* informações a respeito da produção do amendoim são coletadas;* promovendo um estudo melhor da produção regional e oferecendo dados para os pesquisadores;* dando a oportunidade para que esta cultura progrida por meio de análises e orientações. O produtor de amendoim paulista evoluiu bastante;* pois exporta para os EUA e para a Europa;* dois importadores exigentes. Por isso;* todas as técnicas para a boa produção de amendoim estão sendo aprimoradas a cada ano”;* destacou.

Guilherme Gaspar;* supervisor de Desenvolvimento do Mercado TIMAC Agro explicou o concurso;* e destacou a participação da empresa na realização da pesquisa.

“Este concurso é fruto de dois anos de trabalhos e pesquisas com os produtores de amendoim;* fomentando esta cultura;* promovendo a vinda de novas tecnologias para a região. Também procuramos entender os problemas que afetam as produções desta região;* oferecendo as tecnologias da TIMAC Agro para a fertilidade e nutrição;* reduzindo as interferências negativas do clima na produção”;* explicou.

Denizart Bolonhesi;* professor do Instituto Agronômico de Campinas e pesquisador responsável pela auditoria das produções;* destacou as variações de produções como consequências climáticas e explicou os trabalhos na pesquisa.

“A atividade de pesquisa funcionou como uma auditoria das produções;* acompanhando as produções cadastradas;* estabelecer um ranking de produtividade e premiar os produtores - método já aplicado em produções de soja. É uma maneira de identificar o potencial produtivo do amendoim. As variações climáticas interferiram na produtividade fortemente;* pois a safra 2017/2018 nas 11 áreas auditadas;* a média da safra foi de 580 sacas por alqueire; já na 2018/2019 as 14 áreas auditadas contou com uma média de 490 sacas por alqueire. Fizemos diversos estudos e relatórios;* dentre estes;* um relatório das chuvas;* onde notamos que houve uma má distribuição de chuvas e elevadas temperaturas;* causando uma queda na produção”;* comentou.

O professor também explicou as perspectivas de realizações futuras do projeto e as possibilidades destas novas pesquisas. “Construímos um banco de dados da produção de amendoim;* que envolve as culturas anteriores;* os sistemas utilizados;* dados climáticos e informações do solo. Nós pretendemos construir um conceito de ambientes de produção de amendoim;* levando em consideração o clima;* o tipo de solo;* chuvas e características da região; possibilitando futuramente que o produtor consiga negociar melhor a produção com base nestas informações”;* enfatizou.

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Comércio Exterior;* Eduardo “Shigueru” Edamitsu;* o apoio às pesquisas na área de produção agrícola em nossa região é muito importante para que os produtores possam ter um controle maior dos resultados;* podendo se embasar em estudos direcionados à região;* promovendo um progresso e crescimento em suas produções.

“Antes desse trabalho;* os produtores não tinham como embasar os resultados de suas produções;* dificultando as ações de melhorias. Agora;* pelo segundo ano consecutivo;* os produtores participantes têm uma pesquisa junto ao IAC;* possibilitando um melhor direcionamento dos investimentos;* impactando positivamente na produção de amendoim local;* redução dos custos;* aumento da produção;* e investimentos em novas tecnologias (minerais e defensivos). Trabalhos como este são muito importantes;* pois de acordo com a ABICAB (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates;* Amendoim e Balas) 94;*66% do amendoim exportado do Brasil é de origem paulista”;* explicou.

Já o prefeito Caio Aoqui;* destacou a importância de trabalhos como este para a economia local;* e valorizou a participação do município em pesquisas da área agrícola;* colaborando para o desenvolvimento regional.

“O apoio à pesquisas agronômicas em nossa região é muito importante;* especialmente quando se trata da cultura de amendoim – predominante em nossa região;* pois fomenta novas técnicas e novas tecnologias;* progredindo as produções e oferecendo produtos melhores. Parabenizo a TIMAC Agro;* Agrotekne e produtores locais pela pesquisas e busca por aprimoramento e melhorias na produção de nossa região”;* parabenizou.

Top 5 produtores participantes

  • 5º lugar:Leonardo Pantolfi;* de Iacri – 547 sacos por alqueire;
  • 4º lugar:Mauro César e Adão Taietê;* de Arco-Íris - 556 sacos por alqueire;
  • 3º lugar:Aparecido e José Luiz Bidoia;* de Tupã - 582 sacos por alqueire;
  • 2º lugar: Adilson e Ailton Munhoz;* de Tupã - 587 sacos por alqueire;
  • 1º lugar: Cláudio Rogério e José Roberto Pimentel;* de Arco-Íris - 683 sacos por alqueire.

Prefeitura da Estância Turística


Tupã