I Encontro de Artesãos contou com debates;* tendências e aprendizado

Educação - Segunda-feira, 15 de Julho de 2019


I Encontro de Artesãos contou com debates;* tendências e aprendizado "

Na última quarta-feira (10);* o Posto SEBRAE Aqui de Tupã;* como o apoio da Prefeitura de Tupã;* realizou o I Encontro de Artesãos de Tupã. O evento aconteceu na Associação Comercial e Industrial de Tupã (ACIT) e contou com participantes de diversas modalidades do setor.

O evento;* que tem por objetivo promover aprendizado e debates entre os participantes;* contou com a presença de vários artesãos. Durante o encontro foi ministrada palestra pela analista de negócios do Sebrae-SP;* Natali Batista Conrado;* que apresentou tendências e debateu os desafios enfrentados e oportunidades para o segmento;* bem como temas para o artesanato em 2019;* valorizando a cultura e temática local da cidade.

Com o objetivo de ganhar competitividade e profissionalizar o negócio;* o SEBRAE -SP apresentou um Programa de Capacitação voltado para o segmento de artesanato.

Ainda de acordo com a palestrante;* as próximas ações devem começar em agosto e se estenderão até novembro. Ela informou também que o programa completo do Sebrae-SP é composto por 38 horas de capacitação;* incluindo oficina sobre o atendimento a clientes;* Microempreendedor Individual (MEI);* inovação;* fluxo de caixa;* formação de preço;* modelo de negócios;* venda pelas redes sociais e marketing.

A palestrante destacou ainda que o trabalho em grupo possibilita a troca de experiências. ""Eles perceberam que as dificuldades são as mesmas e trabalhar coletivamente pode ajudar”;* destaca.

Já a chefe municipal de setor de Cursos Profissionalizantes;* Conceição Aparecida Rossi;* elogiou a palestra e destacou que a possibilidade de novos cursos com caráter profissionalizantes e voltados para o empreendedorismo é muito animadora;* possibilitando uma possível melhora nas vendas.

O vereador Charles dos Passos;* representando a Câmara Municipal;* destacou a importância do encontro para os artesãos do município;* uma vez que a cidade conta com projetos e eventos que fomentam o artesanato. Para ele;* o encontro complementa e favorece o desenvolvimento da modalidade.

“Este tipo de evento é muito importante para o município;* pois Tupã tem uma tendência de fomentar o artesanato;* como os projetos Quinta com Arte;* realizado na Praça da Bandeira;* FeirArt;* no Distrito da Varpa;* Universo Cultural;* realizado no Distrito de Universo;* e o Paraíso do Artesanato;* no Distrito de Parnaso. A qualificação e a capacitação do artesão é importante para a melhoria da qualidade do trabalho do artesão; e assim ampliando a sua geração de renda. Esse tipo de evento só vem a somar ainda mais para o desenvolvimento econômico através da arte e da cultura;* por meio de nossos artistas”;* destacou.

O secretário municipal de Cultura;* Duda Gimenez;* destacou a importância do encontro e o debate entre os artesãos para o progresso do setor no município. “O SEBRAE está dando a oportunidade dos artesãos se unirem;* debaterem as dificuldades;* as oportunidades e proporem soluções coletivas;* bem como analisarem as possibilidades e tendências presente em nossa cidade;* estado e país. Debates e reflexões como estas são muito importantes;* e a possibilidade de profissionalização é muito boa para que a modalidade possa ganhar mais espaço no mercado”;* frisou.

Patrícia Fernandes Soares;* secretária municipal de Assistência Social;* falou sobre os benefícios da profissionalização e do apoio do SEBRAE para que o artesanato possa se consolidar cada vez mais.

“É muito importante para o progresso do artesanato a profissionalização e debates com um olhar empreendedor. Nossa cidade já conta com uma escola profissionalizante;* que oferece diversos cursos;* porém debates como este fazem os artesãos se unirem e progredirem;* ganhando mais participação no mercado e superando algumas dificuldades comuns”;* salientou.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Comércio Exterior;* Eduardo “Shigueru” Edamitsu;* ressaltou a importância da parceria entre a prefeitura e o SEBRAE para o fortalecimento do setor.

“Realizações como estas são muito importantes para a economia do município;* pois o segundo pesquisas recentes;* o mercado de artesanato movimenta cerca de R$ 50 bilhões por ano;* sustentando 10 milhões de pessoas; porém;* segundo pesquisas do SEBRAE;* 60% dos artesãos são profissionais informais;* e enfrentam problemas como precificação;* aquisição de matéria-prima;* e vendas para fora da cidade. Agradeço a oportunidade oferecida pelo SEBRAE e creio que realizações como estas são muito produtivas para nossa cidade”;* apontou.

O prefeito Caio Aoqui reafirmou o compromisso de e valorizar o artesanato local;* e enfatizou as realizações da prefeitura para o desenvolvimento dos artesãos.

“É muito importante o apoio para a prefeitura a valorização do artesanato local;* e ações como estas são fundamentais para o progresso e ampliação do mercado em nossa cidade. A prefeitura já oferece diversos recursos para o setor e são bem-vindas as novas ideias e possibilidades para o progresso do artesanato em nossa cidade. Convido a população para conhecer e prestigiar o artesanato local;* bem como os projetos de fomento ao aprendizado desta modalidade”;* concluiu.

"

Prefeitura da Estância Turística


Tupã