A Prefeitura de Tupã reforça o alerta sobre a importância da vacinação contra a tríplice viral e febre amarela. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade estão com os estoques regulares das vacinas para imunizar pessoas com idade entre 12 meses e 59 anos;* pertencentes ao grupo prioritário. Todos com essa faixa etária que nunca tomaram a dose da vacina;* devem comparecer aos postos de vacinação;* munido com a caderneta de imunizações.
A vacina tríplice viral é comprovadamente eficaz em 97% dos casos;* sendo a única forma de proteger a população contra o sarampo;* caxumba e a rubéola. De acordo com a enfermeira da Vigilância em Saúde;* Joselaine Pio Rocha;* entre crianças e adultos;* até o momento somente 3.356 pessoas buscaram as unidades de saúde para se proteger.
Ela alertou também para o baixo índice de cobertura vacinal verificado principalmente entre as crianças. “A cobertura vacinal é calculada apenas para crianças de 1 a 2 meses;* onde a meta preconizada pelo Ministério da Saúde é vacinar 95% desse grupo. No município de janeiro até junho de 2019;* 374 crianças foram vacinadas;* atingindo apenas 51% da meta estabelecida. A cobertura precisa ser maior para que não ocorra a transmissão dessas enfermidades no município. Até o momento não houve nenhum caso da doença;* mas é fundamental ressaltar a importância da prevenção”;* informou.
Joselaine acrescentou ainda que todas as unidades de Saúde do município estão munidas com doses da vacina. “Todas as UBSs e USFs do município estarão funcionando normalmente das 8 às 17 horas;* então não existem desculpas para não se vacinar. Nosso objetivo com a campanha aumentar a cobertura vacinal em todo o grupo prioritário;* protegendo os munícipes e evitando que as doenças circulem na cidade”;* finalizou.
Cabe ressaltar que o município não é considerado uma área de risco de contaminação de febre amarela e para que continue assim é fundamental que a população se proteja contra a doença.
Tupã