Prefeitura higieniza areia de parquinhos de praças do município

Planejamento e Infraestrutura - Quarta-feira, 24 de Julho de 2019


Prefeitura higieniza areia de parquinhos de praças do município "

Devido ao período de férias escolares;* em que as crianças aproveitam para brincar nas praças públicas da cidade;* a Prefeitura está finalizando a higienização de areia de parquinhos das praças para garantir maior proteção e segurança no local.

Na segunda-feira (22);* os trabalhos foram realizados na Praça João Ângelo Colucci;* no Parque Universitário e na Praça João Antônio de Oliveira;* localizada na COHAB II.

A ação segue a indicação nº 312/2.019;* da vereadora Telma Tulim;* que tem por objetivo adotar medidas necessárias para cercar os parques infantis;* realizando a troca dos tanques de areia e mantendo sua manutenção regular para impedir contaminação das crianças.

A vereadora disse que fez a indicação após receber vários relatos de pais que tiveram seus filhos contaminados com a larva Migrans Cutâneos;* popularmente conhecido como “Bicho Geográfico”;* ao brincar em caixas de areia dos parques infantis do município.

“O que me motivou a fazer essa indicação foram justamente essas reclamações;* por isso;* verificamos a necessidade da troca e da manutenção de tanques de areais desses locais para maior proteção de nossas crianças”;* disse.

Telma informou ainda que para parques infantis;* o ideal é a utilização de “areia tratada”;* pois seu diferencial é que ela é feita à base de sílica;* e recebe um tratamento especial através do processo de queima. “Essa;* então;* é totalmente antialérgica e atóxica”;* afirmou.

A enfermeira do departamento de Vigilância em Saúde;* Joselaine Pio Rocha;* ressaltou a importância dessa higienização nos tanques de areia para evitar possíveis infecções nas crianças.

“Essas ações de limpeza da prefeitura nos tanques são muito importantes;* pois além do bicho geográfico outras doenças podem ser causadas com a falta de higiene desses recipientes;* tais como a hepatite;* toxoplasmose;* leptospirose;* alergia de pele e respiratória;* inúmeras verminoses;* indisposição intestinal (infecção) e até contaminação visual por bactérias”;* informou.

Joselaine disse ainda que por outro lado;* a areia pode ser uma grande aliada na segurança das crianças;* pois além de estimular o desenvolvimento é ótima na absorção de impactos.

O secretário municipal de Obras e Trânsito;* Valentim César Bigeschi;* disse que para assegurar a qualidade das areias e evitar a contaminação de crianças;* algumas medidas devem ser tomadas.

“É importante garantir que o tanque de areia conte com um sistema de drenagem para impedir que o material fique excessivamente úmido e até empoçado;* principalmente em dias de chuva;* mexer a areia;* do fundo do tanque para a superfície;* com certa frequência. A colocação de proteção ao redor do tanque;* como telas;* para evitar o acesso de animais também é importante e;* futuramente;* é intenção da prefeitura implantar nos tanques que não dispõe desta estrutura”;* falou.

Valentim disse ainda que o tamanho do grão de areia também é importante;* já que grãos muito finos podem ser aspirados com mais facilidade. “O ideal é selecionar uma areia com granulométrica mais grossa;* uma areia média. Segundo ABNT – NBR 6502/95;* a areia média é aquela que tem entre 0;*2 e 0;*6 mm”;* informou.

Já o prefeito Caio Aoqui disse que essas ações de limpeza são essenciais;* pois normalmente onde tem areia passam vários tipos de animais como cachorro;* gato;* rato;* que acabam urinando e defecando no local.

“Esta ação tem como objetivo proteger nossas crianças daquilo que pode trazer doenças;* porque muitas vezes;* brincando;* elas colocam a mão na boca;* o que pode ocasionar além do bicho geográfico;* outras doenças;* e podem afetar a vida das pessoas e prejudicar a saúde pública. Por isso;* essa higienização é tão importante para evitar esses transtornos"";* disse o chefe do Executivo.

"

Prefeitura da Estância Turística


Tupã